10/07/2018
No próximo dia 28 de julho acontece o “Dia D" contra hepatites virais

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do programa municipal DST/Aids e Hepatites Virais, promove no mês de julho diversas ações de intensificação do diagnóstico, prevenção e de educação sobre hepatites B e C. As atividades integram a 2ª Campanha Municipal de Luta Contra as Hepatites Virais, alusiva ao Julho Amarelo.

Durante todo este mês, as ações de prevenção e de testes rápidos estão sendo intensificadas nas dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que fica anexo ao Centro de Especialidades Médicas. É necessário apresentar um documento oficial com foto para a realização do exame.

DIA D

No próximo dia 28 de julho, Dia Mundial da Luta contra Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde promoverá o Dia D da campanha. Nesta data, o Centro de Testagem e Aconselhamento ficará aberto das 8h às 16h para a realização de testes rápidos gratuitos de hepatites B e C, além de HIV e sífilis para toda a população.

“O teste é seguro, sigiloso e feito com punção digital (parecido com exame de glicemia), não sendo necessário estar de jejum. O resultado é liberado em cerca de 30 minutos, portanto, os pacientes podem levar seus resultados na hora”, explicou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Mauricéia Bruna Alves Gonçalves.

SERVIÇO

O Centro de Testagem e Aconselhamento funciona na praça Gumercindo de Paiva Castro, s/nº, Centro, anexo ao Centro de Especialidades Médicas. O atendimento ao público para testagem é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Informações: (18) 3643-6262.

Comunicação Prefeitura

Texto: Rafael Lopes