08/07/2010 - Birigui alcança IDEB de primeiro mundo.

Os números do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica publicados pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais nesta semana não deixam dúvidas: Birigui avançou e se encontra numa situação privilegiada quando nos referimos a nossa educação. Resultados de primeiro mundo segundo os parâmetros do Ministério da Educação. Avançamos de 5,5 pontos para 6,3 pontos, índice previsto apenas para o ano de 2013 o que nos deixa orgulhosos e otimistas com relação ao futuro.

Todavia não é somente o fato de termos alcançado um bom índice, se comparado a outras cidades da região, o motivo de nossa maior satisfação. Se olharmos mais atentamente notaremos que todas as escolas da rede avançaram. Esta realidade demonstra que o projeto sonhado e iniciado por este governo no início de 2005 começa a dar resultado.

Apesar de alguma resistência inicial estamos, coletivamente, demonstrando que para que o avanço atinja a todas as crianças da rede é preciso competência e coragem para detectarmos as nossas fragilidades e encará-las de frente Sabemos que na maioria das vezes a busca pela qualidade não é sempre agradável e, quase sempre, gera conflitos e insatisfação. Mas é esta busca que nos faz crescer como profissionais e seres humanos, e a alegria do dever cumprido é que nos dá força para continuar.

Os desafios futuros são enormes, mas, este é momento de parabenizarmos a cada um que deu sua parcela de contribuição para que obtivéssemos números tão satisfatórios, o que não seria possível sem um trabalho sério, consciente e comprometido de cada profissional que atua em nossas escolas.

"Sonhar não é apenas um ato político necessário, mas também uma conotação de forma histórico-social de estar sendo de mulheres e homens. Faz parte da natureza humana que, dentro da história, se acha em permanente processo de tornar-se (...). Não há mudança sem sonho como não há sonho sem esperança."  Paulo Freire

Secretaria da Educação - Prefeitura Municipal de Birigui - 2010 - Todos os Direitos Reservados