A Cidade

Nossa História  

Localizada na Região do Noroeste Paulista, Birigui fica distante da capital por 521km, contendo uma área geográfica de 537km² na altitude de 400m e com clima tropical seco. Foi fundada em 7 de dezembro de 1911 por Nicolau da Silva Nunes, um Português que havia chegado no Brasil em 1892. após a estadia no Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, residir em Sales de Oliveira, veio de Bauru e Araçatuba em 1911, adquirindo na Chave (ponto de parada das locomotivas), a denominada Birigui com 400 alqueires de terras.

A cidade também é conhecida como “Cidade Pérola”, que se deu pela visita de um jornalista de São Paulo em 1934 após produzir uma crônica de aniversário do Senhor Roberto Clark, um dos fundadores, contendo a expressão: “desta Pérola da Zona Noroeste”. Que posteriormente veio a ser conhecida nacionalmente e no exterior por “Capital Brasileira do Calçado Infantil” graças ao crescimento da indústria de calçados, assim como veio a estimular as empresas, fornecedores, produtores de maquinário, equipamentos e instituições voltadas a formação de mão de obra.

Entretanto, somente com a chegada de várias famílias, compradores de terras e agregados, que em 1912 foi conseguida a Rondon pelo coronel Manoel Bento da Cruz, um dos proprietários das terras entre Birigüi e Araçatuba, cujo plano de povoamento se constituiria numa das principais forças do progresso do futuro município, sendo as primeiras estradas de rodagens abertas pela Companhia de Terras, Madeiras e Colonização de São Paulo.

Com o progresso exponencial do município naqueles anos, deu-se o início das atividades agrícolas e desenvolvimento da cafeicultura nas fazendas Água Branca e Silvares. Assim como pouco depois de 1914 e 1917, o Telégrafo e telefone se instalaram no município, que clamava por sua emancipação política.

Rumo a autonomia do município, em 1919 foi constituída uma comissão por James Mellor, Nicolau da Silva Nunes, Anor Garcia, Gentil Pinto Ferreira Coelho e Mário de Souza Campos se encontra para tratar da questão com o chefe político, coronel Manoel Bento da Cruz. Nessa época a cidade já possuía energia elétrica pela Companhia de força e Luz, como também a iluminação para Coroados, Araçatuba, Calmon, Legru e Glicério e aumento da rede de Penápolis. E, finalmente foi determinada a criação do município de Birigui em 8 de dezembro de 1921.

Visite nossas redes sociais:

   


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000