24/03/2023
Agentes comunitários de saúde de Birigui passarão por capacitação sobre diabetes

Os agentes comunitários de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Birigui passarão por capacitação sobre diabetes. A ação será na segunda-feira (27/03), em parceria com a ADJ (Associação Diabetes Juvenil) da região Noroeste Paulista, sediada em Birigui.

A iniciativa visa passar informações aos profissionais que mantém contato direto com os moradores da cidade, sobre prevenção, diagnóstico e os principais cuidados sobre a doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde, aproximadamente 100 profissionais, que atuam no trabalho de visita casa-a-casa, vão participar da capacitação.

“A nossa expectativa é que possamos capacitar estes profissionais para que possam orientar melhor as pessoas sobre a importância da alimentação saudável, prática regular de atividade física, o uso correto de medicamentos e de insumos para que as pessoas possam aderir ao tratamento, evitando assim o surgimento de complicações de diabetes (neuropatia, nefropatia, doenças cardíacas, retinopatia, entre outras) e internações, e ao mesmo tempo, orientar as pessoas com propriedade quando houver um valor alterado de glicemia ou de pressão, facilitando o diagnóstico precoce”, esclarece Claudia Terensi, enfermeira, gerente da ADJ Birigui e gestora do projeto.

A ADJ Birigui fica na rua João Galo, 1092. A capacitação será das 7h30 às 16h30.

O PROJETO

A capacitação voltada para agentes de saúde é uma iniciativa da Coalizão Vozes do Advocacy. O trabalho será realizado inicialmente em quatro municípios em diferentes estados brasileiros. Birigui será a primeira cidade contemplada.

Estão previstas capacitações em Cambuí (MG), Nova Friburgo (RJ) e Fortaleza (CE).

RECONHECIMENTO

Desde janeiro deste ano, as profissões de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias são reconhecidas como profissionais de saúde e cada vez mais se amplia suas atuações junto à comunidade, pois são responsáveis por: identificar áreas e situações de risco individual e coletivo; encaminhar as pessoas aos serviços de saúde sempre que necessário; orientar as pessoas, de acordo com as instruções da equipe de saúde; acompanhar a situação de saúde das pessoas, para ajudá-las a conseguir bons resultados.

Além disso, desde 2018, estes profissionais podem aferir a pressão e a glicemia da população e encaminhar as pessoas aos serviços de saúde, caso haja alteração em algum dos índices, tendo um papel relevante no diagnóstico precoce de diabetes e hipertensão.

“Mas para que estas tarefas possam ser executadas com êxito, os profissionais precisam ser treinados”, acredita a gerente da ADJ Birigui.