31/03/2023
CEI Dona Enriqueta Terence teve orientação sobre mordidas na educação infantil

A direção, educadores e familiares do CEI (Centro de Educação Infantil) Dona Enriqueta Terence, localizado no bairro Vila Isabel Marin, passaram por capacitação sobre a mordida na educação infantil.

Os profissionais envolvidos são os que atendem as turmas de berçário e maternal. Juntamente com as famílias, assistiram a palestra ‘Mordidas na Educação Infantil e os Marcos do Desenvolvimento de crianças até os 3 anos’, com a psicopedagoga Gilmara Mayeda.

Houve ainda roda de conversa envolvendo os participantes. Durante o encontro foi explicado que as crianças na faixa etária entre 1 a 3 anos, passam pela fase oral do desenvolvimento, quando há o desenvolvimento da linguagem, aumentando a incidência de mordidas entre elas.

“A dificuldade encontrada em dizer o que estão sentindo faz com que eles utilizem a mordida para expor sentimentos como raiva, euforia e frustração”, explica Gilmara.

De acordo com a profissional, situações que promovem estresse maior para a criança como, por exemplo, a adaptação ao novo ambiente, que é a escola, ajuda a ampliar esse tipo de comportamento.

A iniciativa partiu da direção do CEI com a finalidade de formar os educadores e tranquilizar as famílias. “Organizamos esse momento, para que a profissional pudesse pontuar situações próprias da faixa etária em maior vulnerabilidade”, acrescentou a diretora do CEI, Ana Maria Sampaio.

“Nosso ideal é nortear os gestores, educadores e familiares dos nossos alunos sobre as ações preventivas que devem ser adotadas a fim de minimizar as mordidas, e também, para tranquilizar as famílias no sentido de que estamos trabalhando para o bem-estar de todas as crianças que frequentam nossa rede de ensino”, concluiu a secretária municipal de educação, Iládia Cristina Marin Amadio.