06/04/2023
Projeto ‘De Bem Comigo’ é lançado em encontro regional de políticas públicas para mulheres

A Prefeitura de Birigui lançou o projeto ‘De Bem Comigo’ de dignidade menstrual para mulheres em situação de vulnerabilidade social durante o 1º Encontro Regional de Fortalecimento de Políticas Públicas para Mulheres, realizado na última quarta-feira (05-04), com a presença da secretária estadual de Políticas Públicas, Sonaira Fernandes.

A iniciativa reuniu primeiras-damas e responsáveis pela assistência social dos municípios das regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto. Também estiveram presentes a diretora regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Martha Helena Pimenta e o delegado titular da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Birigui, Ícaro Oliveira Borges.

Os convidados foram recepcionados pelo prefeito Leandro Maffeis e pela primeira-dama, presidente do Fundo Social de Solidariedade, Silvana Caetano Gomes Leal Milani.

O projeto ‘De Bem Comigo’ conta com o apoio da Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) e outras 13 empresas (Grupo JR Soluções, Farmalar, Zeta Birigui, Colégio Criando Asas, Incal, Ótica Vendrame, La Femme, Rádio Pérola, Morena Móveis, Sicoob Paulista, Tosel, Meias Dallf e Bandeirante Supermercados).

Conforme explicou o prefeito no evento, até o final deste ano, por meio da Secretaria de Assistência Social, serão distribuídos mil kits contendo dois pacotes de absorventes, um sabonete íntimo e um folheto explicativo, para as mulheres atendidas pelos programas sociais.

“Essa é apenas uma pequena parcela que estamos ofertando para as mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica em nosso município. Sabemos que, infelizmente, em determinados períodos do mês elas deixam de cumprir com seus afazeres, por não terem o básico. Por isso, estamos trabalhando para que elas possam ter esse mínimo de dignidade”, ressaltou Maffeis.

CAPACITAÇÃO

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Birigui avaliou durante o Encontro Regional que o investimento em Políticas Públicas Para Mulheres é o primeiro passo para uma nova realidade nos municípios.

“Temos apoio para a capacitação desse público, mas é preciso fazer mais como, por exemplo, devolver a autoconfiança para elas. Também precisamos dar apoio financeiro por meio de linhas de crédito específicas, para que elas possam alçar nova condição de vida para elas e suas famílias”, observou Silvana.

ESTADO

A secretária de Estado, Sonaira Fernandes, explicou que o objetivo do governador Tarcísio de Freitas em implementar a Secretaria da qual se tornou titular, foi justamente para que a equipe buscasse meios de ajudar o público feminino do Estado de São Paulo que sofre tendo enfrentar situação econômica adversa e a violência no âmbito de seus lares.

“Nosso trabalho está sendo pautado na parceria com as Secretarias de Segurança Pública e de Desenvolvimento Econômico. Muitas mulheres ainda enfrentam situação de violência junto de seus parceiros, devido a dependência financeira a qual estão submetidas. É essa autonomia que precisamos proporcionar para elas”, acredita a secretária.

Durante o evento foi sancionada a lei municipal 7.245, de 28 de março de 2023, que institui a campanha permanente em Defesa dos Direitos da Mulher e Contra as Violências e Discriminações de que são vítimas, de autoria da vereadora Osterlaine Henriques Alves.

Foram homenageadas durante o 1º Encontro Regional de Fortalecimento de Políticas Públicas para Mulheres:

Elaine Zamai (confeiteira);

Greyce Couto Borges dos Santos (corte e costura);

Andréia de Alcântara Cerizza (coordenadora dos pesquisa e inovação do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Birigui);

Alessandra Vieira da Silva (cronista);

Carolina de Fátima Valadão Sônego (poetisa);

e Luciana Viana dos Santos (artesã).