25/04/2023
Birigui terá caminhada de conscientização sobre autismo, no sábado

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no último 2 de abril, o Comude (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e o Grupo de Pais de Autistas de Birigui realizará uma Caminhada de Conscientização sobre o Autismo.

O evento acontece no sábado, dia 29 de abril. O principal objetivo da “Ação de Conscientização do Autismo – Vamos Juntos nessa Caminhada!” é chamar a atenção da população para o transtorno.

A caminhada terá início às 8h30, com saída da Praça Pio XII (em frente do território das fábricas) em direção a Praça Dr. Gama, no Centro. Para a chegada estão sendo preparadas diversas atrações para o público.

Haverá espaço informativo, com a distribuição de folders sobre “o que é o autismo”, com o apoio do Núcleo TEA (Unimed Birigui) e Espaço Terapêutico Lívia Fulgencio.

No espaço Kids serão distribuídas bexigas azuis e as crianças poderão desfrutar de atividades como tênis de mesa, pula-pula/tobogã e pintura facial/cabelo maluco.

Na praça de alimentação haverá distribuição de algodão doce, pipoca, cachorro quente, água e refrigerante. As apresentações artísticas serão comandadas pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Apac (Associação de Promoção e Assistência Comunitária) e Instituto Pró-Criança.

O evento visa, ainda, conscientizar a população sobre a síndrome que atinge aproximadamente dois milhões de pessoas no Brasil, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas).

Os organizadores querem com a ação reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas acometidas pelo TEA.

CONSCIENTIZAR

Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem ter dificuldades de aprendizado em diversos estágios da vida. Algumas podem levar uma vida relativamente independente, enquanto outras poderão precisar de apoio especializado ao longo dos anos.