02/05/2023
Prefeitura promove campanha ‘Maio Amarelo’ de conscientização sobre segurança no trânsito

A Prefeitura de Birigui iniciou nesta terça-feira (2/5) ações educativas da campanha Maio Amarelo, movimento internacional, apartidário, de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

O objetivo da campanha é chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil e em todo o mundo e, assim, colocar em evidência o tema da segurança no trânsito. A ação visa ainda mobilizar toda a sociedade para disseminar conhecimento e trazer ações que garantam a segurança para o cotidiano.

O tema do Movimento Maio Amarelo deste ano será “No Trânsito, escolha a Vida”. A campanha é realizada neste mês, pois em 11 de maio de 2011 a ONU (Organização das Nações Unidas) deliberou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, tornando-se referência mundial para balanço das ações. A cor amarela representa atenção e também a sinalizações e advertências no trânsito.

AÇÕES LOCAIS

Neste contexto, a Secretaria de Mobilidade Urbana com o apoio das Secretarias de Educação e de Segurança Pública, desenvolverá um ciclo de palestras nas Escolas Municipais, para alunos do 5º ano do ensino fundamental, no período de 8 a 25 de maio.

Todas as repartições públicas municipais também vão receber cartazes e material educativo. As ações de trânsito também terão caráter educativo envolvendo motoristas e pedestres, especialmente ao longo deste mês.

“As palestras serão ministradas pelos agentes de trânsito com intuito de ensinar as boas práticas na condução de veículos automotores, fazendo com que as crianças entendam que, desde cedo, existem leis de trânsito que precisam ser respeitadas e compartilhadas”, explicou o diretor de planejamento e engenharia do trânsito, Nilson José de Almeida Júnior.

Os conteúdos sobre o tema da campanha ainda serão divulgados nos canais de comunicação da Prefeitura, como site e redes sociais, durante todo este mês de maio.

“A campanha destaca a responsabilidade de todos – pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas – no respeito às regras e sinalizações para termos um trânsito mais seguro, com menos acidentes e menos mortes. No trânsito, a responsabilidade e respeito salvam vidas”, frisou o diretor.