03/05/2023
Educação de Birigui teve encontro com pais e educadores para conscientizar sobre autismo

A Secretaria Municipal de Educação de Birigui, em continuidade à agenda anual de atividades formativas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizou durante o mês de abril, palestras de formação e conscientização sobre o autismo, em cumprimento à Lei Municipal Nº 6.948/2020, que instituiu o Programa de Formação sobre o TEA para professores da rede Pública Municipal de Educação do município.

Nos dias 5 e 12 de abril, as palestras foram voltadas para os profissionais da educação infantil e do ensino fundamental. Mais de 200 profissionais da educação municipal participaram desta formação, ministrada pela profissional da área da psicologia, Priscila Didone, com reconhecida formação em psicologia clínica fenomenológico-existencial e em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada para pessoas com TEA ou atrasos do desenvolvimento.

Durante a palestra a profissional abordou temas relacionados ao atendimento ao aluno com autismo, em contexto escolar, tais como: características do TEA; manejo comportamental; comunicação alternativa; importância da estimulação; adaptação curricular; entre outros.

Na continuidade do ciclo de palestras com a psicóloga, também houve espaço garantido para o acolhimento aos pais de alunos diagnosticados com TEA.

A palestra para os pais foi realizada no dia 19 de abril, ocasião em que foram tratados temas relacionados aos direitos dos autistas, importância da estimulação sistemática e do vínculo entre família e escola.

Na avaliação da mãe de aluno, Soila Aparecida dos Santos Oliveira, a atenção dada para o tema, em conjunto com o trabalho desenvolvido dentro da escola por toda a equipe escolar, especialmente pelas professoras e pelos profissionais de apoio, tem feito a diferença no desenvolvimento do filho dela, no ambiente escolar.

“Em sala de aula meu filho está recebendo todo o apoio que ele necessita; essa atenção está ajudando muito no desenvolvimento dele.”, enfatizou Soila.

A secretária de educação de Birigui, Iládia Cristina Marin Amadio, ressalta a relevância de ações dessa natureza para o fortalecimento do vínculo entre a família e a escola, em benefício do desenvolvido da criança.

“Mesmo havendo o contato diário entre escola e família, o objetivo é ampliar o acolhimento, estreitar cada vez mais essa relação, para que nossas crianças possam ser atendidas sempre com qualidade e eficiência, dando amplitude ao desenvolvimento delas”, acrescentou a secretária de educação.

Todos os encontros ocorreram entre 18 e 20 horas, no auditório da Sede Administrativa da Prefeitura de Birigui.

Atualmente, conforme informação da Secretaria Municipal de Ensino de Birigui, cerca de 169 alunos com diagnóstico de TEA estão matriculados em escolas municipais. Todos são atendidos em classe regular e em sala de recursos multifuncionais do AEE (Atendimento Educacional Especializado).

AUTISMO

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por algumas características peculiares, como a dificuldade para interagir socialmente, comprometimentos no domínio da linguagem, com possibilidades de apresentar padrão de comportamento restritivo e repetitivo.