10/05/2023
Polo calçadista de Birigui foi o primeiro a receber selo de indicação geográfica este ano

O Polo calçadista de Birigui foi o primeiro a receber o selo IG (Indicação Geográfica) para calçados infantis, na espécie Indicação de Procedência (IP), este ano no país.

O reconhecimento pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é a culminância de um trabalho que começou com um estudo histórico da cidade, no qual foi constatada a tradição das fábricas de calçado infantis, suas inovações, geração de emprego, desenvolvimento da economia local e do próprio território, sendo assim um potencial produto para obtenção do selo de IG.

Já a Indicação de Procedência valoriza e reconhece a procedência dos produtos e as características que os tornaram únicos.

A notícia da obtenção do selo pelo polo foi publicada no dia 21 de março, na Revista da Propriedade Industrial. Com isso, Birigui se tornou a 101ª cidade brasileira a ter o IG registrado no INPI.

No total, há 110 registros de Indicação Geográfica no Instituto, sendo 33 Denominações de Origem (24 nacionais e 9 estrangeiras) e 77 Indicações de Procedência (todas nacionais).

De acordo com a documentação apresentada ao INPI, o município de Birigui, localizado no estado de São Paulo, é reconhecido como o maior produtor de calçados infantis do Brasil e da América Latina.

Com a produção de 59 milhões de pares de calçados por ano, a primeira fábrica de calçados infantis de Birigui foi instalada em 1958. Obras literárias, artísticas e científicas, publicações em jornais, revistas e sítios na internet, bem como fontes iconográficas, formam o conjunto comprobatório do nome geográfico Birigui como local conhecido pela produção de calçados infantis.

Algumas obras artísticas que fazem referência direta ao município como produtor de calçados infantis são o monumento “60 anos do polo calçadista de Birigui”, inaugurado em 2018 na cidade, e os telefones públicos em forma de sapatinho, que datam de 2007.

As matérias publicadas em diferentes jornais e revistas, de pequena, média e grande circulação, bem como as peças publicitárias acerca da produção de calçados infantis em Birigui, são das décadas de 1970 a 2010. Muitas dessas publicações fazem menção aos diferentes eventos e feiras de negócios em Birigui relacionados à produção de calçados para crianças, focando no contínuo aprimoramento e crescimento da indústria local. Essa documentação histórica encontra-se arquivada no Museu Virtual do Calçado - Museu Birigui, dedicado à história da produção de calçados nessa região.

HISTÓRICO

O presidente do Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Renato Ramires, afirma que este é um momento histórico para o setor calçadista e também para a cidade e região.

“Um trabalho executado com excelência proposto pelo Instituto Federal, coordenado pela doutora Andréia de Alcântara Cerizza, junto ao Sinbi, com intuito de elevar a competitividade do nosso polo, trazendo a Indicação de Procedência para o maior e melhor polo do calçado infantil da América Latina. Temos um longo trabalho pela frente a ser executado com entidades parceiras nos próximos anos, parabéns a todos os envolvidos”, pontuou.

A professora Andréia de Alcântara Cerizza, coordenadora do projeto no IFSP, contou que foi uma alegria coordenar, com o apoio da Inova, um projeto como esse, que contempla a valorização do território, dos produtores e dos produtos.

“Pesquiso o APL (Arranjo Produtivo Local) Calçadista Infantil desde o Mestrado. No Doutorado desenvolvi minha tese sobre políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação — CTI, observando sua efetividade, contemplando novamente Birigui. A IG valoriza a cultura, o saber-fazer, todo o esforço da localidade em desenvolver algo único. Parabéns, produtores. Parabéns, Sinbi, entidade representativa dos produtores. Parabéns, Birigui“, concluiu Andréia.

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000