22/05/2023
Mutirão de Oportunidades recebeu centenas de pessoas em sua primeira edição em Birigui

O 1º Mutirão de Oportunidades realizado pela Prefeitura de Birigui recebeu centenas de pessoas, na última sexta-feira (19/05), na Etec (Escola Técnica Estadual do Centro Paula Souza) Dr. Renato Cordeiro, no bairro Jardim Santana.

Foram nove horas de atendimentos para alunos da própria Etec e pessoas da comunidade de bairros adjacentes. Além da prestação de 14 serviços diferentes, técnicos do Sebrae-SP comandaram palestras sobre empreendedorismo e a importância de se preparar para o Mercado de Trabalho.

“Nem sempre as pessoas dos bairros mais afastados da região central da cidade têm a oportunidade de se deslocarem para buscar informações ou para receber determinados atendimentos, por isso, nossa preocupação de fazer este plantão para dar oportunidade para toda a população de nossa cidade”, avaliou o prefeito Leando Maffeis que foi conferir os trabalhos.

“A partir desta organização, já estamos reunindo nossa equipe e parceiros para projetarmos mais serviços conforme o modelo apresentado na Etec. A ideia é até o final deste ano, contemplar todas as regiões de Birigui”, adiantou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani.

Somente nas palestras foram recebidas mais de 350 pessoas. Cerca de 30 famílias procuraram por cadastramento e atualização de cadastro no CadÚnico do Governo Federal e mais de 100 pessoas passaram pelo cadastramento de entrada no evento.

No 1º Mutirão de Oportunidades foram prestados serviços como: orientação para abertura de empresas para MEIs, ME e EPP; ofertas de cursos de qualificação; orientação para crédito do Banco do Povo; divulgação de vagas de emprego; orientação na elaboração e cadastramento de currículo no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador); orientações, atualizações e inclusões no Cadastro Único (Cad Único do Governo Federal); e orientações de gestão contábil e fiscal para empreendedores e interessados.

O evento teve como parceiros Sebrae-SP; Fateb; Instituto Federal Câmpus de Birigui; Banco do Povo Paulista; Senai; Sest Senat; Senac; Aescon; Sindicato dos Contabilistas; Pat (Posto de Atendimento ao Trabalhador); Programa Meu Emprego Inclusivo; Secretaria Municipal de Assistência Social; e Sinbi, por meio da UniSinbi.