24/05/2023
Secretaria de Saúde divulga Avaliação de Densidade Larvária (ADL) em Birigui

A Prefeitura de Birigui, por meio do Centro de Controle de Vetores Zoonoses (CCVZ), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quarta-feira (24/05), o índice da Avaliação de Densidade Larvária (ADL). O resultado foi de 5,7% (Índice de Breteau), que indica sinal de alerta para infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

O levantamento foi feito no mês de abril pelos agentes de controle de vetores em 2.335 imóveis, escolhidos aleatoriamente e espalhados por todos os bairros da cidade.

De acordo com parâmetro do Ministério da Saúde, o resultado é avaliado da seguinte forma: menor que 1,0 é considerado satisfatório; de 1,0 a 3,9, é considerado alerta e acima de 4,0 considerado alto risco.

O CCVZ destacou ainda que esse trabalho de pesquisa, desenvolvido durante 30 dias, é importante para nortear as ações pontuais dos agentes de zoonoses, reforçando assim o trabalho de conscientização nas áreas com maior pontuação, diminuindo o índice apresentado.

Segundo a agente municipal de endemias, Rosilene Montanholi, o trabalho de orientação casa a casa que é realizado de maneira contínua foi intensificado em Birigui, a partir da apuração da ADL.

“Estamos visitando os imóveis e orientando os moradores para que possamos eliminar o máximo de criadouros”, explicou.

ACIMA DA MÉDIA

Embora tenha sido apurada a média 5,7% no município, em algumas regiões da cidade a ADL chega a 13,30%. Entre os principais criadouros de larvas encontrados durante o trabalho de busca ativa estão: bebedouro de animais, prato/pingadeiras, plantas cultivadas em água, lonas e encerados, balde/regador, latas e frascos plásticos, entre outros, dispostos principalmente no interior dos imóveis.

Por isso, a agente municipal de endemias pede a colaboração da população para que vistoriem seus imóveis e recebam os agentes devidamente identificados, para que possam ser orientados.