25/05/2023
Passeio ciclístico e plantio de mudas de árvores marcarão abertura da Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizará no dia 4 de junho o 1º Ciclismo Ecológico com plantio de mudas de árvores para continuidade da ação de recomposição da vegetação ciliar às margens do Ribeirão Baixotes.

A iniciativa marcará a abertura da Semana do Meio Ambiente que será realizada de 4 a 7 de Junho em Birigui. Além do Ciclismo Ecológico, a Semana contará com palestras nas escolas, distribuição de mudas e visitas com as crianças da rede municipal na captação de água, ETA (Estação de Tratamento de Água) e ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

A concentração dos ciclistas será a partir das 8h, no Parque do Povo, de onde o grupo sairá em direção ao Viveiro Municipal de Mudas. No trajeto está prevista a passagem pelas principais ruas e avenidas de Birigui.

Toda a população está convidada para essa importante ação. "A ideia é proporcionar à população um domingo saudável, de lazer, interação social e de consciência ambiental sobre a importância de preservarmos nosso meio ambiente”, completou o secretário de Meio Ambiente, André Luiz Branco.

Para garantir a segurança dos ciclistas, o evento terá o apoio das Secretarias de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal, e de Mobilidade Urbana, com a orientação no trajeto do Departamento de Trânsito.

REVITALIZAÇÃO

As mudas que serão plantadas às margens do Ribeirão Baixotes são de árvores nativas oriundas do Viveiro Municipal. O objetivo é restaurar a vegetação nativa promovendo a preservação do Ribeirão, de onde é captada aproximadamente 65% da água que abastece a cidade de Birigui.

Até o final deste ano o projeto é plantar quatro mil mudas de vegetação nativa. No último final de semana, com o apoio da iniciativa privada, já foram plantadas mil mudas de árvores na área.