21/06/2023
Construção civil aquecida estimula novos empreendimentos e emprego em Birigui

No primeiro trimestre de 2023, Birigui viu o surgimento de 65 novos empreendimentos na cadeia produtiva da construção civil, consolidando a ascensão do setor com um aumento de 50 empregos no primeiro quadrimestre do ano.

Estas estatísticas, reunidas pelo Observatório de Inteligência Econômica da Prefeitura Municipal de Birigui, com auxílio do Ministério do Trabalho e Emprego e da Receita Federal do Brasil, também destacam a expansão do setor de financiamentos imobiliários. Com um crescimento de 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, os financiamentos imobiliários totalizaram R$ 885,7 milhões em fevereiro de 2023.

Esses resultados positivos são corroborados pelo Índice de Potencial de Consumo (IPC) municipal, compilado pela IPC Marketing e Editora Ltda. O IPC apontou uma expansão de 16,6% entre 2022 e 2023 no potencial de consumo do segmento da construção civil em Birigui, totalizando R$ 193,2 milhões.

Para o prefeito Leandro Maffeis, os números sublinham a relevância estratégica do setor da construção civil para o desenvolvimento de Birigui.

“Estamos determinados a continuar trabalhando arduamente para incentivar ainda mais o crescimento desta área vital. Por isso, no ano passado já instituímos um novo Código de Obras, com intervenções que vão ajudar a alavancar ainda mais este setor", pontuou Maffeis.

DESTAQUE

Os segmentos que mais se destacaram na abertura de novas empresas foram: comércio e serviços, especialmente nas áreas de obras de alvenaria (29 unidades); instalação e manutenção elétrica (11 unidades); e serviços de pintura de edifícios (5 unidades).

MEIs

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram responsáveis por 91,0% do total de novos empreendimentos, evidenciando a força do empreendedorismo individual na economia da cidade.

Os novos investimentos estão distribuídos por diferentes bairros de Birigui: no Residencial Portal da Pérola II são 4 empresas; Jardim São Braz (3); João Crevelaro (3); Núcleo Habitacional Thereza Maria Barbieri (3); Recanto Verde (3); Residencial Atenas (3); Centro (2), entre outros.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani, o crescimento robusto na abertura de novas empresas e a distribuição delas mostram um quadro crescente e promisso no município. “A força empreendedora dos nossos cidadãos é notável assim como a paisagem econômica está se moldando. Por isso, a perspectiva é que o setor de construção civil continue nessa crescente". Disse.

EMPREGO

O mercado de trabalho também apresentou resultados positivos, com o comércio varejista de materiais de construção gerando 27 novos empregos, seguido pelas obras de alvenaria com 24 novos postos de trabalho e as obras de acabamento na construção com 11 novas contratações.

Os indicadores sugerem uma tendência de crescimento contínuo para o setor de construção civil.

OBSERVATÓRIO ECONÔMICO

O Observatório de Inteligência Econômica é uma iniciativa estratégica que realiza estudos e pesquisas econômicas, monitorando a evolução dos indicadores econômicos da cidade. Dúvidas e demandas de dados e indicadores econômicos do município podem ser direcionadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico através do telefone (18) 3641-6270 ou pelo e-mail: sde@birigui.sp.gov.br.