26/06/2023
Birigui decreta situação de emergência para aterros e passa a depender de crédito para máquinas

O prefeito de Birigui, Leandro Maffeis, declarou situação de emergência no aterro sanitário municipal e no aterro de inertes. O decreto de nº 7.352 foi publicado nesta segunda-feira (26/06) em edição extraordinária do Diário Oficial Eletrônico.

De acordo com o documento, foram consideradas as atuais circunstâncias dos dois locais, nos quais a capacidade operacional “restou prejudicada por fatores observados em expedientes antecedentes”.

Os dois aterros fazem parte das atribuições da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Ambos tiveram suas atividades prejudicadas devido a falta de maquinário específico para a compactação dos volumes recolhidos na área urbana e depositados nos espaços.

Desde o início deste ano, a empresa terceirizada que fazia o manejo do aterro sanitário deixou de oferecer o serviço. Portanto, a falta de investimentos do passado, com o distrato contratual tornou a situação ainda mais grave, levando ao colapso.

“Tratamos a resolução da situação dos dois aterros como prioridade máxima, unindo forças com as demais Secretarias Municipais. Solicitamos apoio urgente do Governo do Estado. Mas chegamos em um momento calamitoso que exige medidas imediatas que o orçamento de Birigui não comporta”, explica Maffeis.

FROTA

A aquisição de maquinários específicos – trator esteira e caminhões próprios para a operação nos aterros – faz parte dos pouco mais de R$ 14 milhões a serem contratados junto ao banco governamental DESENVOLVE-SP, que o município tem o objetivo de contratar. Mas que precisa do aval do Legislativo.

A tomada de crédito e a compra dos implementos dará novo norte operacional aos aterros bem como para outros serviços. Na saúde a previsão é adquirir novos veículos – micro-ônibus ambulâncias e veículos de menor porte – para o transporte de pacientes e na Secretaria de Obras, a aquisição de maquinários fundamentais para melhorar a prestação de serviços para a população de Birigui.