30/06/2023
Moradores do bairro rural Tupi terão plantão de serviços da Saúde neste sábado (1º/07)

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fará neste sábado, dia 1º de julho, plantão de atendimento, com múltiplos serviços da saúde, para os moradores do bairro rural Tupi. A iniciativa faz parte do programa Mais Saúde Rural, iniciado em dezembro do ano passado, no município.

Os atendimentos vão ocorrer das 8h às 12h, no salão paroquial da capela do bairro. O plantão terá serviços gratuitos como consulta médica e de enfermagem, aplicação de vacina contra a covid-19 e gripe, atualização de receitas médicas para doentes crônicos, testagem rápida para sífilis e coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero, para mulheres.

A programação também incluiu orientação sobre cuidados diários com a saúde, com a execução de palestras. Haverá ainda orientação odontológica e sobre dengue e leishmaniose visceral com a equipe do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses).

O trabalho é desenvolvido pela equipe de Atenção Primária e os representantes de bairros dos locais onde as ações são desenvolvidas.

O projeto foi criado de maneira conjunta, pensando em todas as necessidades e dificuldades que os moradores da zona rural enfrentam para que possam cuidar com mais atenção da própria saúde.

Desde que teve início em dezembro do ano passado, o Mais Saúde Rural já esteve presente nos bairros Taquari, São José dos Baixotes, Assentamento São José, Pau Lavrado, Baguaçu, Moinho, Goulart e Portugueses prestando mais de 700 atendimentos no total.