26/07/2023
Saúde de Birigui intensifica a realização de testes rápidos para detecção de hepatites virais

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou esta semana a oferta de teste rápidos para a detecção das hepatites B e C. O objetivo da ação é incentivar a população a passar pelo exame para o diagnóstico precoce em casos positivos para a doença e celebrar o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais.

Por isso, até o dia 28 de julho, sexta-feira, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município vão atender pessoas interessadas em passar pelos testes rápidos para a detecção das hepatites.

O resultado do teste sai em 20 minutos e os munícipes com diagnóstico positivo serão encaminhados para o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) para consulta médica e tratamento.

DOENÇA

A hepatite é uma inflamação do fígado, que pode ser provocada por vírus, remédios, drogas, álcool, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Por ser uma doença silenciosa e que possui sintomas semelhantes a outras doenças comuns, nem sempre é diagnosticada com precisão.

Entre os principais sintomas provocados pela hepatite estão: cansaço; febre; mal-estar; tontura; enjoo; vômitos; dor abdominal; pele e olhos amarelados; urina escura; fezes claras.

A hepatite é classificada em letras: A, B, C, D e E. Se não for tratada, a doença pode evoluir para uma infecção crônica do fígado.

CONTÁGIO

A transmissão do vírus pode ser feita por meio de alimentos ou água contaminada, relações sexuais, transfusão sanguínea, compartilhamento de agulhas, seringas e alicates sem esterilização, além da mãe para o bebê, durante a gravidez ou o parto. Atualmente não existe um tratamento específico para o vírus, mas é possível se vacinar contra alguns tipos do vírus da doença (tipo A e B).

CONFIRA OS HORÁRIOS DE ATENDIMENTO NAS UBSs

Segunda Sexta-Feira das 7h30 às 17h

UBS 1 Vila Bandeirante (Avenida Cidade Jardim, número 1.004, Cidade Jardim)

UBS 2 Toselar (Rua Dr. Luiz de Toledo Piza Sobrinho, número 574, Residencial Alvorada)