28/07/2023
Birigui organiza inauguração de serviço especializado de atendimento para autistas

O prefeito de Birigui, Leandro Maffeis, participou de reunião com profissionais da saúde e um grupo de pais para delinear as últimas ações antes de inaugurar o CTD/TEA (Centro de Tratamento e Diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista de Birigui). A intenção é que o espaço seja aberto até o final do mês de setembro.

O Centro de Tratamento e Diagnóstico será uma prestação de serviço inédita no município e irá ocupar o antigo prédio do Cemadi (Centro Municipal de Atendimento e Diagnóstico), na avenida João Cernach, 2.360, na Vila Xavier. O local foi reformado e agora está sendo mobiliado.

Inicialmente o CTD/TEA vai atender gratuitamente 100 crianças, com idades entre 3 e 7 anos. As triagens já iniciaram com a participação das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Cemadi.

O serviço será gerenciado e executado pela empresa ganhadora do pregão eletrônico, especializada em atendimento do autismo.

A iniciativa conta com o apoio do Grupo de Pais dos Autistas de Birigui.

No Centro de Tratamento e Diagnóstico serão oferecidos atendimentos de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, psicopedagogia e neuropediatria, além de diagnóstico.

As terapias terão como base o método ABA (Applied Behaviour Analisys), que significa Análise Aplicada do Comportamento. O principal objetivo da técnica é analisar e explicar a interação entre o ambiente, o comportamento e a aprendizagem.

COMPROMISSO

Maffeis afirmou que este foi um compromisso assumido com a sociedade de Birigui e principalmente com pais de crianças que necessitam de acompanhamento especializado.

“Sabemos que a necessidade é muito maior, mas precisávamos iniciar o trabalho para que ele possa crescer de maneira a atender a necessidade das famílias de nossa cidade. Estamos lutando muito para tornar esse projeto uma realidade por nossas crianças e por seus pais, que inclusive estão nos ajudando muito nesse desafio”, disse o prefeito.

Para a secretária de saúde, Cássia Rita Santana Celestino, esse é um grande salta para a gestão. “Vamos iniciar esse trabalho localmente e, em um futuro muito próximo queremos ampliar as vagas para que nossas crianças não precisem deixar nossa cidade em busca das terapias tão necessárias para o desenvolvimento delas”, concluiu a secretária.