31/07/2023
Parceria entre Prefeitura e Ritinha Prates entregou 92 cadeiras de rodas e banho

A Prefeitura de Birigui em parceria com o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) Ritinha Prates de Araçatuba, entregaram na última sexta-feira (28/07), 92 cadeiras de rodas, para usuários permanentes dos equipamentos para moradores de Birigui.

Na ação, o prefeito Leandro Maffeis falou sobre a importância das doações e o impacto na vida das pessoas. "O Ritinha Prates é um intermediário na realização do sonho dos cidadãos, ou seja, a entrega das cadeiras de roda, trazendo uma nova oportunidade para todos", destacou.

Foram distribuídos equipamentos de diferentes modelos, entre convencionais, motorizadas e de banhos. Em junho, por meio da parceria, já haviam sido entregues 20 equipamentos para os cidadãos que procuraram as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), fizeram o cadastro e comprovaram a necessidade permanente.

O cadastramento pode continuar sendo feito nas UBSs de referência do público que se enquadra na ação. Os equipamentos são adquiridos por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), com o envio dos recursos ao CER IV que faz a compra conforme a necessidade identificada pelos municípios.

O coordenador do setor de Fisioterapia do CER IV, Marcos Adriano Mantovan, lembrou que a distribuição dos dispositivos começou a ser feita em 2014. “Todo o trabalho só é possível graças ao Sistema Único de Saúde. O direito a recursos é de todos", afirmou.

Nesta parceria, a Secretaria de Saúde de Birigui realizou todo o trabalho de divulgação e busca ativa, com a finalidade de identificar o público que estava necessitando do benefício.

Estiveram presentes na entrega diversas autoridades, entre elas a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Silvana Maffeis, a secretária de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino, o chefe de gabinete Glauco Rodrigues Bonfim, representantes da prefeitura e profissionais da área da Saúde do município.