08/08/2023
Prefeitura, Instituto Federal e parceiros iniciam mais um curso de formação para mulheres

Teve início na última segunda-feira (07/08) mais um curso previsto a partir da parceria entre Prefeitura de Birigui e IFSP (Instituto Federal de São Paulo) Câmpus Birigui.

A aula inaugural da formação “Labsol – Mulheres Empreendedoras e a Sustentabilidade”, que irá capacitar 20 mulheres, contou com a presença da secretária de Assistência Social e primeira-dama de Birigui, Silvana Caetano Gomes Leal Milani; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani. Pela Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) estavam o presidente Danilo Vendrame, a gestora Josiane Mendes e Clarissa Teixeira.

Também marcaram presença Eliel Robson, da área de Sustentabilidade da ITB Equipamentos Elétricos; Andréia Reali de Oliveira, presidente do Instituto AmarElo; e Wanessa Xavier Medeiros Sargon, do escritório regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Neide Bizzaria dos Santos, esteve representando o CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) e Letícia Barbosa Inácio, a Associação os Moradores do Bairro Portal II.

Representando o IFSP estava o diretor geral, profº Edmar César Gomes da Silva, e coordenadora do projeto, a profª drª Andréia de Alcantara Cerizza.

PROJETO

O curso faz parte do Programa Mulheres IFSP, que visa qualificação crítica, cidadã e profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, desempregadas, em situação de risco de violência, preferencialmente inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal.

O Projeto LabSol Mulheres Empreendedoras – Formando Mulheres na perspectiva da sustentabilidade, é um projeto do IFSP Câmpus Birigui, em parceria com a Prefeitura Municipal - Secretaria de Assistência Social; Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui); ITB Equipamentos Eletrônicos; Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Instituto AmarElo.

A iniciativa alcançou o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo, no Edital do Programa Mulheres IFSP, da Pró Reitoria de Extensão – PRX.

“É com imensa alegria mais uma vez participar de tão importante ação, que irá ajudar estas mulheres a aumentar suas rendas familiares e, com isso, elas poderão ter novas oportunidade e dar melhores condições de vida para seus filhos”, disse a secretária Silvana.

Para a coordenadora do projeto, a profª drª Andréia, o curso é mais uma ação concreta para atender de maneira direta as mulheres inscritas. “A cada avanço, seguimos na certeza de atender efetivamente a população feminina em situação de vulnerabilidade”, disse a coordenadora.

SELEÇÃO

As mulheres que iniciaram o curso foram selecionadas por edital, com o auxílio do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e CSP (Coordenadoria Sócio Pedagógica). Serão 160 horas de capacitação. Cada participante receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 150,00, para auxiliar nas despesas com transporte.

O curso prevê ainda palestras e minicurso sobre empreendedorismo digital, que serão realizados presencialmente às terças, quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30, a partir deste início das atividades.