09/08/2023
Desassoreamento retira mais de 43 mil metros cúbicos de sedimentos do Baixotes

O Ribeirão Baixotes, principal manancial para captação de água potável em Birigui, teve os serviços de desassoreamento de seu leito concluído. Do local, foram retirados mais de 43 mil metros cúbicos de sedimentos. O investimento para a execução do serviço foi de R$ 3,5 milhões com recurso viabilizado pelo Governo do Estado.

O projeto de desassoreamento do Ribeirão Baixotes faz parte do programa Rios Vivos, coordenado pelo DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica), na região pela Diretoria de Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Como cidadão de Birigui sempre entendi que nosso abastecimento de água depende muito do Ribeirão Baixotes. Então, como administrador público, é nosso compromisso buscar meios de continuar preservando esse reservatório tão necessário para nossa cidade”, explicou o prefeito Leandro Maffeis sobre a iniciativa de buscar a parceria do município com o programa Rios Vivos.

Os serviços de desassoreamento e limpeza no Ribeirão Baixotes tiveram início em dezembro do ano passado e foram concluídos em maio deste ano. O objetivo da intervenção foi promover melhorias na qualidade e disponibilidade das águas da represa de captação de abastecimento público, cujo reflexo serão benefícios diretos para a população da cidade.

NECESSÁRIO

Conforme a Secretaria de Meio Ambiente de Birigui, da qual faz parte o Serviço municipal de Água e Esgoto, 65% da água potável servida no município de Birigui, é proveniente do Ribeirão Baixotes. Com o desassoreamento o manancial fica preservado e sua capacidade de reservação ampliada.

“Através do programa Rios Vivos desenvolvido pelo DAEE em todo o Estado de São Paulo, nós conquistamos a limpeza do ribeirão. Foram meses de trabalho que resultaram num lago de captação limpo, desassoreado, com a reestruturação do dique de contenção”, apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, André Luiz Branco.

REFLORESTAMENTO

Além da intervenção no leito do manancial, a Prefeitura de Birigui, através da Secretaria de Meio Ambiente, também está investindo no reflorestamento das margens do Ribeirão Baixotes com o plantio de árvores de espécies nativas. Segundo o secretário esta é mais uma medida que visa a preservação do reservatório.

“Durante muito tempo o Baixotes teve seu leito e seu entorno degradado e através dessas ações e com a recomposição da vegetação nativa, necessária para a saúde do manancial, poderemos garantir o abastecimento de água à população por mais tempo”, concluiu Branco.

O PROGRAMA

As ações do programa Rios Vivos, coordenado pelo DAEE, tem por objetivo reforçar a segurança hídrica no Estado. As ações preveem, além do desassoreamento de cursos d’água a recuperação de matas ciliares. Segundo descrição do projeto, estão ainda financiadas a elaboração de projetos de preservação de mananciais de abastecimento e projetos para obras de tratamento de esgotos domésticos.