10/08/2023
Birigui avança na exportação de produtos para o segmento industrial e alcança 3º lugar no Estado

Importante polo industrial da região Noroeste do Estado de São Paulo, o município de Birigui teve avanço na exportação de transformadores elétricos e de máquinas e aparelhos para a agricultura, ficando em posição de destaque Estado de São Paulo na negociação destes tipos de produtos com o mercado externo e em nona posição no país.

De janeiro a julho deste ano, Birigui negociou US$ 7,5 milhões em transformadores elétricos com outros países, elevando em 74,4% o volume de negociação de um ano para outro, neste segmento. O volume de negócios deixou o município na terceira posição no ranking exportador do produto no Estado de São Paulo, que tem na liderança Guarulhos (1º) e Jundiaí (2º), cujas realidades econômica e populacional diferem da local.

Em máquinas e aparelhos para a agricultura, os negócios chegaram a marca de US$ 2,1 milhões, com elevação de 86,75% no volume das vendas externas, no período. Neste caso, Birigui é o quarto maior exportador deste tipo de implemento no Estado de São Paulo.

Os dados fazem parte de recente levantamento feito pelo Observatório de Inteligência Econômica, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), com base em informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que desde o começo deste ano vem indicando robusto crescimento nas exportações de transformadores elétricos e maquinários agrícolas.

DESTINO

Ainda conforme levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, são muitos os países que têm reconhecido a expertise biriguiense na produção industrial, adquirindo seus produtos.

Para os transformadores elétricos, 17 países estiveram na lista de compradores, entre eles os EUA, que lidera as aquisições. Na sequência, aparecem Grécia e Arábia Saudita. Já no setor de maquinário agrícola, os negócios ficaram concentrados no chamado bloco do Mercosul, tendo Paraguai, Bolívia e Colômbia como principais destinos.

INSPIRADOR

Ao receber os dados o prefeito de Birigui, Leandro Maffeis, expressou entusiasmo. "É inspirador ver a nossa cidade não apenas mantendo os números, mas ampliando e galgando lugar de destaque no cenário exportador nacional. Isso atesta o quanto o poder público e o setor produtivo estão alinhados para elevar a nossa comunidade como um todo”, avalia.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani, os números não são apenas estatísticas, mas representam árduo trabalho e visão estratégica do setor industrial como um todo. “Estamos alcançando mercados diversificados e reforçando nossa presença global", concluiu.

OBSERVATÓRIO ECONÔMICO

O projeto Observatório de Inteligência Econômica é uma estrutura responsável por realizar estudos e pesquisas econômicas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade. Dúvidas e demandas de dados e indicadores econômicos do município podem ser obtidas na SDE através do telefone (18) 3641-6270 ou no e-mail: sde@birigui.sp.gov.br.