14/08/2023
Birigui terá produção nacional em sessão de cinema gratuita pelo Pontos Mis

A Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo) de Birigui, por meio do Programa Pontos MIS, exibe na quarta-feira (16/08) o filme “O Cortiço”, na Cinemateca “Professora Solange Franzói”, junto a Biblioteca Municipal “Dr. Nilo Peçanha”. A entrada é gratuita.

A produção nacional inspirada na obra de Aluísio de Azevedo, será exibida às 9h30. As sessões de cinema gratuitas são realizadas em parceria com o Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo – para formação e difusão cultural no Estado.

O filme baseado em um dos romances mais lidos da literatura brasileira apresenta as mazelas e a vida miserável dos moradores do português João Romão, dono de um cortiço em Botafogo, de seus inquilinos – entre eles o português Jerônimo e Rita Baiana – e a vida do português Miranda, o proprietário do sobrado ao lado do cortiço.

Em meio à interação entre os hábitos lusos e brasileiros, o cotidiano dessas pessoas entrelaça-se diariamente por meio das festas, das fofocas e das brigas, configurando um panorama difuso e complexo das ambições da sociedade carioca nos últimos anos da monarquia no Brasil.

O longo é dirigido por Francisco Ramalho Júnior e estrelado por Betty Faria, Armando Bógus, Mário Gomes e elenco.

SERVIÇO

A Biblioteca Municipal “Dr Nilo Peçanha”, fica na avenida Governador Pedro de Toledo, 73, Centro, em Birigui. Informações pelo telefone: (18) 3644-9677.