14/08/2023
Birigui cria grupo com empresários e entidades para promover desenvolvimento

Unir forças privadas e públicas para promover o desenvolvimento econômico e, consequentemente, a qualidade de vida da população. Este é o objetivo do Grupo de Impulsão (GI) criado em Birigui como um esforço colaborativo que reúne diversas entidades empresariais da cidade. A oficialização do GI foi realizada durante uma reunião no gabinete do prefeito Leandro Maffeis, sediada no Centro Administrativo, localizado no bairro Morumbi, em Birigui, na última quinta-feira (10/08).

O evento contou com a participação ativa do prefeito Maffeis, bem como do secretário de Governo, Carlos Farias. Farias, recém-chegado à administração de Birigui, desempenhou um papel fundamental na articulação entre a administração municipal e os diversos grupos empresariais envolvidos.

O principal objetivo da criação do GI é estabelecer uma parceria estratégica entre o governo e as entidades empresariais para fortalecer diversas áreas de atuação em Birigui. Esse esforço conjunto visa proporcionar benefícios tangíveis à comunidade em curto, médio e longo prazo.

A partir dessa reunião inaugural, será elaborada uma agenda que definirá os próximos encontros do grupo. O GI operará por meio de colaboração voluntária, organizando-se em torno de eixos temáticos relevantes para o desenvolvimento da cidade. Cada entidade participante contribuirá com seus conhecimentos e recursos específicos para transformar ideias em realidades palpáveis para a comunidade local.

O prefeito Maffeis ressaltou a importância da colaboração entre as entidades e do esforço conjunto para o avanço da cidade. Ele reconheceu a força empreendedora presente na comunidade de Birigui e destacou que as riquezas da cidade passam pelas mãos dos empresários e instituições representativas presentes na reunião.

Carlos Farias, o secretário de Governo, enfatizou a necessidade de conexão entre o poder público, as entidades empresariais e os diversos segmentos da sociedade para maximizar o potencial de desenvolvimento do município. Ele também mencionou que o GI visa a obtenção de embasamento técnico para apoiar desde iniciativas simples até projetos de maior complexidade, que são fundamentais para o crescimento econômico e social de Birigui.

“Não é possível que a administração municipal oriente todas as políticas sem a participação de todas as entidades aqui representadas. Temos a formação de mão-de-obra, as questões de saúde, educação, saneamento básico, defensoria e padrões socioambientais, entre muitas outras áreas temáticas, que precisam estar integradas para atingir a máxima eficiência”, afirmou Farias.

Diversas entidades importantes da cidade participaram da oficialização do GI, incluindo a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) subseção Birigui, Uniesp, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fateb (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui), Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), Sesi – Birigui (Serviço Social da Indústria), Etec Birigui Dr. Renato Cordeiro (Escola Técnica Estadual), IFS – Câmpus Birigui (Instituto Federal de São Paulo), Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Birigui), Facesp Regional (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Sescon-SP (Sindicato das Empresas Serviços Contábeis) e Ciesp/Fiesp Regional (Centro/Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

SETORIAIS

Silvia Furio, gerente regional do Sebrae, expressou a importância de trazer iniciativas setoriais para o Grupo de Impulsão, a fim de trabalhar em conjunto para sua realização. Paulo Cruz, presidente da OAB – Birigui, afirmou a necessidade de traduzir informações positivas em ações efetivas, enquanto Samir Nakad, diretor regional do Ciesp/Fiesp, enfatizou a importância de superar barreiras partidárias em prol do desenvolvimento da cidade.

Com a criação do GI e a colaboração das entidades empresariais, Birigui demonstra um compromisso notável em promover um desenvolvimento econômico sustentável e abrangente, com foco no bem-estar de sua comunidade. A união de esforços entre o governo e as entidades empresariais é um passo significativo rumo a um futuro próspero para a cidade.