18/08/2023
Mercado da beleza impulsiona abertura de novos negócios no primeiro semestre em Birigui

O mercado da beleza foi um dos que mais ganhou novos negócios este ano, em Birigui. De janeiro a junho foram abertas 108 empresas do setor na cidade. A maioria sob gestão feminina, comprovando também a vocação empreendedora da mulher biriguiense.

Do total de novas empresas, as atividades de cabeleireiros, manicure e pedicure se destacaram, somando 55 negócios. Logo atrás, vêm as atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza, com 30 empreendimentos. O comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal contabilizou 23 novos estabelecimentos.

Uma característica é que, destas novas instalações, 93 (86,0%) são Microempreendedores Individuais (MEIs). A expansão mais robusta foi na área de estética, com um aumento de 67% em relação ao mesmo período de 2022.

O centro da cidade acolhe 15 novas empresas. Mas o Residencial Portal da Pérola II não ficou atrás, com 13 novos empreendimentos, seguido por Jardim Planalto, com 6 novos negócios, e os bairros Jardim Nossa Senhora de Fátima e Quemil, ambos acolhendo 4 estabelecimentos.

APOIO

Os dados são da Prefeitura de Birigui, que por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), vem monitorando o perfil empreendedor da cidade para melhor direcionamento das políticas públicas de apoio aos segmentos produtivos do município.

“Nossa frente de trabalho é para conseguirmos fomentar as melhores oportunidades de crédito e microcrédito, melhorar os programas de qualificação já existentes e ampliar essa frente conforme demanda. Também atuamos na constante busca de parcerias para fortalecer cada dia mais a cadeia empreendedora de Birigui, que já tem o empreendedorismo em seu DNA”, disse o prefeito Leandro Maffeis.

Na opinião de Maffeis, é preciso apoiar as grandes empresas, mas é fundamental que o município também dê a mão para que os pequenos tenham a oportunidade de também se tornarem grandes.

DADOS ATUALIZADOS

Conhecer as vocações de Birigui e transformá-las em oportunidades não é suficiente. “Através do Observatório Econômico, conseguimos um banco de dados atualizado regularmente, dando para a administração municipal o embasamento técnico e estatístico necessário para o trabalho lado a lado com os empreendedores biriguienses”, contou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani.

POR TRÁS DO CRESCIMENTO

Por trás dos bons números apontados no setor de beleza em Birigui há sempre um rosto cheio de sonhos, expectativas e vontade de crescer com o modelo de negócio idealizado.

Este é o caso da fundadora da Bem Me Quero Make Up Store, Bruna Rafaela Okamoto Nascimento. A loja localizada no Centro de Birigui, nasceu no primeiro semestre de 2023 e tem como diferencial o atendimento personalizado e a possibilidade testar os cosméticos em meio a uma verdadeira consultoria de autoconfiança.

"Após o nascimento do meu filho, redescobri a importância da autoestima. Mais do que simplesmente vender produtos, desejo que cada mulher redescubra sua força interior, e que um simples batom possa ser um símbolo de resistência e empoderamento", explica Bruna.

A empreendedora Ana Carolina dos Santos Oliveira, abriu a empresa em fevereiro. O novo negócio ocupa uma sala alugada dentro de uma clínica localizada, na região central. Ela relata que desde muito nova gostava da área da beleza. Porém, não imaginava que no futuro empreenderia nesse ramo.

Das maquiagens que fazia nas primas e tias, ela pulou para a Faculdade de Biomedicina, onde descobriu a possibilidade de se especializar em estética. Fez pós-graduação na área e se sente muito feliz com seu negócio.

“Tudo tem dado muito certo, pois as pessoas amam se cuidar, e a estética é um mercado que cresce muito. Dessa forma, nos próximos meses acredito que teremos um crescimento expressivo tendo em vista o aquecimento do mercado”, acredita a biomédica.

Mas a expansão não beneficiou apenas os recém-chegados. Outra história inspiradora é a de Bianca Gamero Truquetti, fundadora da Bianca Truquetti Nail Designer. Em meio ao cenário incerto de uma pandemia, ela identificou uma oportunidade, um lampejo de esperança.

"A visão das novas moradias florescendo em minha vizinhança foi um sinal. Mesmo em tempos desafiadores, eu vi a possibilidade de realizar um sonho de infância", relembra. Bianca foi além, expandindo seu negócio e triplicando o faturamento em pouco tempo, a partir do microcrédito que conseguiu junto ao Banco do Povo Paulista, em Birigui.