28/08/2023
Corpo de Bombeiros de Birigui recebe Caminhão Auto Bomba para combate a incêndio e salvamento

O Corpo de Bombeiros de Birigui recebeu nesta segunda-feira (28/08) um novo caminhão que será utilizado para combate a incêndio e salvamento. A chave do veículo, avaliado em R$ 1,3 milhão, foi compartilhada entre prefeito Leandro Maffeis e comandante capitão PM Wagner Francisco Peron, comandante interino do 20º Grupamento de Bombeiros, e a viatura integrada à frota do Subgrupamento e da Estação de Bombeiro do município.

O veículo foi adquirido com recurso do Governo do Estado de São Paulo. O Caminhão Auto Bomba Salvamento é uma viatura equipada e estrategicamente montada para atender os mais variados tipos de ocorrências de incêndio e salvamento, podendo ser tripulada por até cinco bombeiros.

“Recebemos uma unidade e resolvemos deixá-la em Birigui, considerando a parceria com o município para a manutenção do serviço”, disse o capitão PM Peron.

O prefeito destacou a parceria e exaltou do Corpo de Bombeiros. “Agradecemos ao Governo do Estado, ao comando geral do Corpo de Bombeiros e ao comando regional e local pelo excelente trabalho realizado em nossa região”, completou Maffeis.

O 1° tenente PM Kusunoki, Comandante do Subgrupamento e da Estação de Bombeiro de Birigui explicou a capacidade de trabalho da nova viatura. “Inicialmente o caminhão é para uso no combate a incêndios e pode ser destinada para outras finalidades como treinamentos e instruções. O aporte de água que ele fornece na ocorrência é superior ao conseguido com as demais viaturas”, informou exaltando a modernidade do conjunto.

Por ter em sua estrutura um tanque com capacidade de 4 mil litros de água, três expedições de 250 galões por minuto e um canhão de 500 galões por minuto, torna-se uma eficiente ferramenta para combate a incêndios.

Para ocorrências de grandes proporções, possui um reservatório com 60 litros de líquido gerador de espuma para combate a incêndios com líquidos inflamáveis.

O caminhão também possui um guincho frontal com capacidade de 5,4 mil quilos e extensão de 30 metros para movimentação de veículos em acidentes, bem como para ocorrências de soterramento e desabamentos que geram grandes estruturas a serem movimentadas.

Outro campo de atuação é a área de acidentes veiculares, tendo em seu interior uma grande quantidade de ferramentas e materiais específicos para desencarceramento e retirada de vítimas.

Em ocorrências com pouca ou nenhuma iluminação, o Caminhão Bomba de Salvamento possui dois holofotes de LED para longo alcance em sua parte traseira.

O caminhão atuará em todos os pontos da cidade e poderá ser deslocado para cidades da região, conforme a necessidade do chamado.