05/09/2023
Birigui realizará ato cívico e inaugurará museu histórico neste 7 de Setembro

A Prefeitura de Birigui realizará, na próxima quinta-feira, dia 7 de setembro, ato cívico para celebrar os 201 anos da Independência do Brasil. Após o ato ocorrerá a solenidade de inauguração do Museu Histórico “Dr. Renato Cordeiro”.

Organizadas pela Secultur (Secretaria Municipal da Cultura e Turismo), as comemorações se iniciarão às 9h com os hasteamentos das bandeiras – Brasil, Estado de São Paulo e Birigui – e o canto dos Hinos: Nacional, da Independência e do Município, na Praça James Mellor, em frente ao antigo Paço Municipal, renomeado de Paço das Artes.

Antes do desfile dos atiradores do Tiro de Guerra de Birigui, alunos do 2º ano da Escola Municipal Prof. Lucinda Araújo Pereira, apresentarão uma esquete artística musical representando todos os alunos da rede municipal de ensino.

REFORMA DO PAÇO

O antigo Paço Municipal, que por muitas décadas abrigou os serviços do Poder Executivo em Birigui passou por reforma para que pudesse receber as atividades do Museu Histórico “Dr. Renato Cordeiro”.

No prédio foram executados serviços de reforço da fundação, com 28 estacas de reação cravadas ao redor da edificação. Tratamento de pontos de infiltração nas paredes e rodapés e substituição do forro de estuque, que estava danificado em algumas salas.

Também houve a substituição do revestimento cerâmico de paredes e pisos, troca de louças e metais, atualização da iluminação com troca das lâmpadas fluorescentes por LED, limpeza e polimento do piso de granilite e piso de madeira, limpeza das escadas de granito externas, pintura interna e externa.

O custo total da reforma foi de R$ 402.326,67. O serviço foi realizado por uma empresa terceirizada. No entanto, técnicos da Secretaria Municipal de Obras também complementaram os reparos que o contrato de terceirização não contemplava.

No fim de semana que será inaugurado, o Museu ficará aberto ao público. Nesta quinta-feira (07), o atendimento será até às 14h. Na sexta-feira (08) das 8h às 17h. Sábado (09) das 9h às 14h e no domingo (10) das 9h às 12, com entrada franca.