06/09/2023
Birigui busca certificação de eliminação da transmissão vertical do vírus HIV

A Equipe Nacional de Validação do Ministério da Saúde veio à Birigui para avaliar o processo de trabalho e indicadores pertinentes à Certificação da Eliminação da transmissão vertical do vírus HIV, estratégia desenvolvida em parceria com estados e municípios para fortalecer a gestão e a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), aprimorando ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento, além da qualificação da vigilância epidemiológica.

Os técnicos chegaram à cidade na última segunda-feira (04/09) e, além de um encontro com os profissionais da saúde do município, quando puderam conhecer o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Birigui, também tiveram a oportunidade de visitar diferentes setores da saúde.

Na última segunda-feira (04/09) a equipe iniciou visitas pelo Centro Pop e Laboratório conveniado do SUS. Na terça-feira (05/09), no auditório do Centro Administrativo, aconteceu a reunião técnico-político com todos os gestores e instituições envolvidos no processo de atendimento/assistência das gestantes do município, tendo a participação do prefeito Leandro Maffeis e da secretária municipal de saúde, Cássia Rita Santana Celestino.

Após a reunião técnico-política, foi a vez da equipe fazer visita técnica no Sae/Cta com análise dos prontuários e sistema de informação. No final da tarde a visita ocorreu na UBS 09 (João Crevelaro).

Nesta quarta-feira (06/09), a último dia da equipe em Birigui, a visita ocorreu na Maternidade da Santa Casa de Misericórdia. Onde também foi realizada a avaliação de prontuários e conhecimento de toda assistência à gestante.

“Este foi um momento de muita importância para nossa cidade, quando todo o trabalho realizado em Birigui pôde ser observado in loco”, concluiu a secretária municipal de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino.

IMPORTANTE

A transmissão vertical do HIV ocorre quando a grávida, vivendo com HIV/Aids, não realiza o tratamento de forma adequada e transmite o vírus para o bebê.

A transmissão vertical do HIV também pode ocorrer no período do puerpério durante a amamentação no caso de mães infectadas.  Devido a isso é importante sempre usar preservativo e realizar a testagem nas parcerias sexuais de mulheres no período da amamentação.

Fazer a testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites que está disponível em todas as UBSs e SAE, garante com que mulheres descubram os diagnósticos de HIV apenas na gestação ou tardiamente. A testagem nos homens também evita esse mecanismo de transmissão.

Lembrando que o município de Birigui está passando por esta avaliação pois, pleiteou a certificação e atende aos critérios. No ano de 2020, não teve nenhum caso de transmissão vertical entre as três mulheres gestantes PVHA (Pessoa Vivendo com HIV/AIDS).

As crianças não foram infectadas, pois as mães estavam acompanhadas pelo serviço de referência, em uso de tratamento antirretroviral e com carga viral indetectável.