11/09/2023
Birigui terminou participação na fase estadual dos JOMI empatada com outras 5 cidades

A equipe da Melhor Idade de Birigui encerrou a participação na fase final estadual da 25ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), disputada em São José do Rio Preto, empatada com outras cinco cidades.

Bertioga, Birigui, Guaratinguetá, Lorena, Orindiuva e São Caetano dividiram a 90ª posição, após finalizadas as competições no último sábado (09/09).

O município conseguiu medalha de prata na natação categoria G (acima de 90 anos) 25 metros nado livre, com a atleta Rita Fabelicio Voltere; e medalha de bronze na natação categoria B (64 a 69 anos) 50 metros nado costas, com a atleta Rozana Matos Pizzeta.

Nossos atletas estão de parabéns pelo esforço e espirito de competição. “Em todas as modalidades que participaram, mostraram garra e vontade de vencer”, elogiou o prefeito Leandro Maffeis.

“O esporte tem uma significância essencial para a melhor idade porque além de auxiliar no convívio social e interação, também ajuda a aumentar o sistema imunológico, melhorar o condicionamento físico e diminuir o estresse”, completou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Birigui, Silvana Caetano Leal Milani.

Ela ainda chamou a atenção de empresários da cidade para que apoiem e olhem com carinho para a Melhor Idade de Birigui. “A parceria nos ajudaria a dar melhores condições para nossos esportistas que são um orgulho para a cidade”, completou.

O secretário municipal de esportes, Roni Flávio Mantovam, afirmou que para o ano que vem, o objetivo é conseguir a adesão de mais atletas para todas as modalidades esportivas. “Para isso temos incentivado o esporte de competição entre as pessoas acima de 60 anos, com o trabalho em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade”, disse o secretário.

ORGULHOSOS

“É um orgulho chegar aos 90 anos representando Birigüi e ser a segunda melhor nadadora da minha categoria do estado de São Paulo”, disse a medalhista Rita Fabelicio Voltere, ou simplesmente Ritinha, como é carinhosamente chamada pelos atletas e dirigentes da equipe.

Na opinião da atleta Rozana Pizzeta, é importante que o município valorize o esporte na Melhor Idade, investindo progressivamente em infraestrutura, transporte e profissionais para trabalhar com esse público. “O respeito e entendimento conforme as necessidades dos atletas completam esse diferencial”, destacou.

MALHA

Na modalidade malha, Birigui contou com os atletas Aristeu Pereira, Lorival Cândido de Lima e Nilson Maruchi. Eles conseguiram os pontos que garantiram a colocação do município na modalidade.

“As conquistas foram positivas em relação ao ano passado e isso se deve aos esforços dos nossos atletas, que mesmo diante de algumas dificuldades se dedicaram até o fim”, elogiou a chefe da delegação biriguiense, Elaine de Cássia Alves.

FASE

Os JOMI São José do Rio Preto foram realizados entre os dias 3 a 9 de setembro, com provas em 12 espaços esportivos espalhados pela cidade. Birigui participou com uma delegação de 22 pessoas, entre atletas e comissão técnica.

A competição contou com a participação de 2,6 mil atletas, representando 185 municípios.

O evento foi uma realização do governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Rio Preto.

CONFIRA A RELAÇÃO DE ATLETAS E MODALIDADES DISPUTADAS POR BIRIGUI:

NATAÇÃO FEMININA

Rosana M Pizzeta - natação 50 metros nado Costas categoria B (65 a 69 anos), 3º lugar entre 11 atletas, com a marca de 53seg e 20 milésimos;

Rita Fabelicio – natação 25 metros nado livre categoria G (acima de 90 anos), 2º lugar entre 4 municípios, com a marca de 58seg e 22 milésimos;

Rosana M Pizzeta - natação 50 metros nado livre, 5º lugar entre 12 participantes, com a marca de 45seg e 59 milésimos;

Silvia Villares - natação 50 metros nado livre categoria B (65 a 69 anos), 6º lugar entre 12 atletas participantes, com a marca de 46seg e 40 milésimos;

Com isso, Birigui alcançou o 9º lugar na natação na classificação geral feminino do Estado, somando 20 pontos.

NATAÇÃO MASCULINA

Gilmar Bianchini - natação 50 metros nado Livre categoria A (60 a 64 anos), ficou em 10º lugar entre 12 atletas participantes, com a marca de 37seg e 12 milésimos;

Antônio Venâncio - natação 25 Metros nado Livre categoria e (80 a 84 anos), 16º lugar de 17 municípios participantes, com a marca de 39seg. e 82 milésimos;

ATLETISMO

Rita Fabelicio - corrida 500 metros rasos categoria G (acima de 90 anos), 7º lugar entre 13 atletas, com a marca de 4 min e 46seg;

Benedita Fukuda - corrida 500 metros rasos categoria E (80 a 84 anos), 8º lugar entre 17 atletas com a marca de 3 min e 04seg;

Aurilene Pessoa – corrida 1.000 metros rasos categoria C (70 a 74 anos), 20º lugar, com a marca de 6 min e 49seg;

Leda Maria Villares - arremesso de peso categoria A (60 a 64 anos), 11º lugar entre 19 municípios, com a marca do arremesso 6 metros e 40 cm;

Ana Maria Villares - arremesso de peso categoria B (65 a 69 anos), ficou em 13º lugar entre 17 atletas, com a marca de 5 metros e 86 cm;

José Arthur Ozório - arremesso de peso categoria A (60 a 64 anos), 10º lugar entre 14 atletas participantes, com a marca de 7 metros e 20 cm;

Rita Fabelicio - arremesso de peso categoria G (acima de 90 anos), 5º lugar.

* Birigui teve a equipe composta por seis atletas para a final estadual, participando tanto da corrida e arremesso.

No xadrez Birigui participou da final estadual após anos fora da modalidade com a atleta Tereza Kumazawa que conquistou 12º lugar no Estado entre 14 atletas participantes.

A cidade também foi representada no Tênis de Mesa Feminino categoria A (60 a 64 anos), pelo segundo ano consecutivo, com a atleta Célia Mayumi Ideriha, substituindo a atleta Elza Kumazawa, medalhista de ouro, que se lesionou após a fase regional no JOMI, em Araçatuba.