12/09/2023
Psicólogos da Saúde Mental de Birigui realizam semana de plantão dentro do Setembro Amarelo

Saúde Mental, promove plantão psicológico, com atendimento aberto para a população em geral. A ação que segue até sexta-feira, dia 15 de setembro, é alusiva ao Setembro Amarelo, mês em que são trabalhadas ações de prevenção e combate ao suicídio.

Os atendimentos estarão acontecendo todos os dias, das 7h às 15h, sem necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio. As psicólogas do departamento estarão recebendo os cidadãos que procurarem pelo serviço conforme ordem de chegada.

“O serviço que estamos disponibilizando nesse formato pela primeira vez no departamento está funcionando como um pronto-socorro emocional”, exemplificou a coordenadora do departamento de saúde mental, Karoline Mendes Delgado.

Segundo ela, a partir desse primeiro contato, serão feitos os encaminhamentos, conforme a necessidade da pessoa ouvida pelas profissionais.

AO LONGO DO ANO

Além do plantão psicológico alusivo ao Setembro Amarelo, Karoline informou que o Departamento de Saúde Mental de Birigui mantém vários serviços de “portas abertas” para a população, sem necessidade de encaminhamento prévio, de livre adesão.

A coordenadora disse que existe um plantão realizado todas as terças-feiras, das 11h às 15h, e as quartas e quintas-feiras, das 7h às 11h, feito pelas psicólogas do ambulatório.

O local mantém também uma agenda de composta por grupos de ajuda e oficinas. Todas às segundas-feiras, sempre às 10h, é realizado o Grupo de Fortalecimento de Mulheres. Às terças, às 8h, ocorre a Oficina Expressiva. No mesmo dia, às 10h40, é o encontro do grupo Ouvidores de Vozes, sob coordenação da enfermeira e uma das psicólogas do Departamento.

Ás sextas-feiras, às 9h, o encontro é com o grupo Ressignificando Histórias; às 10h40, é feita a oficina Croche Terapia. “Todos estes serviços são abertos, basta chegar no horário para participar. Esta foi a forma que nossa equipe encontrou para estar mais perto da população em geral, ajudando a fortalecer a saúde psico-emocional de quem nos procura”, completou a coordenadora.

Mensalmente o Departamento de Saúde Mental de Birigui é responsável por de 400 atendimentos agendados com psicólogos. Já com a médica psiquiátrica passam cerca de 500 pacientes mês. Estes casos são encaminhados pelo serviço municipal de saúde.

SERVIÇO

O Departamento de Saúde Mental de Birigui fica na Av. João Cernach, 2360 – bairro Vila Xavier. Informações pelo telefone: (18) 3642-6077.