15/09/2023
Cultura e Pontos MIS realizam oficina gratuita sobre formatação de projetos para editais

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secultur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), em parceria com o programa Pontos MIS, vai realizar na próxima quinta-feira, dia 21 de setembro, a oficina “Formatação de projetos para editais”, que será na Biblioteca Municipal “Dr. Nilo Peçanha”, das 18h às 22h, com Bruno Cucio.

A oficina tem o objetivo de capacitar os participantes com informações sobre a elaboração de projetos de produção audiovisual para editais públicos. Através de práticas, a oficina abordará os textos e arquivos requisitados na maioria dos editais, explorando a finalidade de cada um deles. Em um segundo momento, será exibido um curta-metragem para que os participantes desenvolvam os textos do projeto do filme. Os alunos também são convidados a levarem seus próprios projetos, em qualquer estágio de elaboração, para uma breve consultoria.

A oficina é gratuita, com 30 vagas disponíveis e ao final da capacitação os alunos irão receber certificados. As inscrições devem ser realizadas através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/1pXAZbF_avPbJ36-noJwoIgHzjcMegP9I98xQfSraz9c/viewform?pli=1&fbclid=IwAR0BzHc8UQJQsgSjuSAyiCBLK33Z_cvAuXeqrQmGmB9zA9JVsTkXvljt2jw&pli=1&edit_requested=true.

CONHEÇA BRUNO CUCIO

Bruno Cucio é graduado pela FAAP em Cinema, mestre pelo departamento de artes da UNESP e sócio da Travessia Filmes, desde 2009. Atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público. Foi produtor executivo em Para'í (2018), longa-metragem dirigido por Vinicius Toro e produzido pela Travessia Filmes exibido nos principais festivais do país, como: 51° Festival de Brasília, 20ª Mostra do Rio, 22ª Mostra de Tiradentes e 17° FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil, além de importantes festivais no exterior, como: 34° Festival de Guadalajara, 59° Festival de Cartagena e 67° Festival de Mannhein-Heidelberg, entre outros.

Ele dirigiu o curta-metragem Um Homem Satisfeito (2015), exibido no Festival Internacional de Cine de Punta del Este (2016), 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, entre outros; Até Onde (2013), exibido no canal CINEBRASILTV, ganhador de menção honrosa de melhor filme no 7º Festival Ojo del Sancocho (2014, Colômbia), selecionado para a 17ª Mostra de Tiradentes, entre outros; Será (?) (2012), realizado em parceria com o grupo de teatro Caixa de Imagens e exibido no Centro Cultural São Paulo e no Festival de Cinema de Paranapiacaba.

Coordenou o projeto socioeducacional Circuito Cultural, de 2010 até 2013, além de dar aulas de roteiro e direção em escolas e instituições de ensino, como: Pontos MIS, Instituto de Cinema, SESC, POIESIS, IED - Instituto Europeu de Design, Colégio Bandeirantes, Escola Oswald de Andrade e Escola Carandá Viva Vida. Foi produtor e curador dos festivais de cinema XI Cinefest Gato Preto, contemplado pelo ProAC Ações de Fomento, em 2014; e Move Cine Arte, em 2012.

PONTOS MIS

O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.

SERVIÇO:

Local: Biblioteca Municipal “Dr. Nilo Peçanha”

Av. Governador Pedro de Toledo, 73 – Centro

Data: 21 de setembro