18/09/2023
Prefeitura de Birigui terá semana de palestras e plantios para celebrar o Dia da Árvore

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou nesta segunda-feira (18/09) um ciclo de palestras nas escolas municipais para lembrar o Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.

Além das palestras educativas e de conscientização, também estão previstos plantios de mudas de árvores nativas e visitas ao Viveiro Municipal.

Nesta segunda-feira (18), o trabalho envolveu as crianças da Associação Bombeiros Mirins e Juvenis. No período da manhã, logo após assistirem a palestra “A Importância da Arborização Urbana Para o Conforto Térmico das Cidades”, com a diretora municipal de práticas ambientais sustentáveis, Alessandra Montenegro, os alunos fizeram o plantio de três mudas da espécie Ipê Branco.

A ação também ser repetirá no período da tarde. “Ao trabalharmos a educação ambiental com as crianças formamos multiplicadores de informações e formamos cidadãos mais conscientes para o futuro”, observou a diretora.

Nesta terça-feira (19/09), a palestra e plantio será com os alunos da escola municipal “Profª. Teresinha Bombonati”, às 8h e às 13h. Na quarta-feira (20/09), pela manhã será na E.M. “Profª. Yvonne Miragaia Peruzzo” e à tarde na E.M. “Profª. Lydia Helena Frandsen Sthur”.

ÁREA VERDE

Na quinta-feira (21/09), Dia da Árvore, a palestra será para os alunos da E.M. “Prof. José Sebastião Vasques Calçada”, a partir das 8h. Na sequência, as crianças farão o plantio de mudas de espécies nativas na área verde do bairro Recanto Verde. A atividade contará com a participação especial da Polícia Militar Ambiental.

No mesmo dia, a partir das 14h, as crianças da escola municipal “Darcy Gavira”, farão visita monitorada para conhecer o Viveiro Municipal de Birigui.

Encerrando a programação da Semana da Árvore de Birigui, na sexta-feira (22/09), pela manhã haverá palestra e plantio com os alunos da Escola Estadual Dr. Carlos Rosa.

Das 13h às 17h, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estará no supermercado Bandeirante, na loja do bairro Silvares, realizando abordagem de conscientização e fazendo doação de mudas de árvores próprias para serem plantadas em calçadas para a população.