20/09/2023
2º Mutirão de Oportunidades prestou mais de 400 atendimentos em dois dias em Birigui

O 2º Mutirão de Oportunidades realizado pela Prefeitura de Birigui prestou mais de 400 atendimentos nos dois dias em que foi realizado no IFSP (Instituto Federal de São Paulo) Câmpus Birigui, no bairro Portal da Pérola II.

A prestação de serviço gratuita para a comunidade foi realizada nos dias 15 e 16 de setembro e atraiu grande público do entorno da unidade onde foi realizado e de bairros adjacentes.

Para o local profissionais do Sebrae-SP levaram palestras prestação de informações para o público. Os órgãos que coordenam programas sociais no município também prestaram informações, fizeram e renovaram cadastros da comunidade.

Foram diversos serviços diferentes. O PAT (Posto de Apoio ao Trabalhador) de Birigui ofertou quase 100 vagas de emprego, recebeu currículos, fez triagem e encaminhou profissionais para o mercado de trabalho durante o Mutirão.

“O plantão mais uma vez atendeu seu propósito, facilitando o acesso da população dos bairros mais afastados da região central a serviços, cujos atendimentos geralmente estão instalados no Centro ou próximo do Centro da cidade”, observou o prefeito Leandro Maffeis que conferiu os trabalhos.

“A boa participação dos parceiros e do público nos motiva a continuar aprimorando este modelo de prestação de serviços. Por isso, a ideia é até o final deste ano, contemplar outras regiões de Birigui”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani.

No 2º Mutirão de Oportunidades foram prestados serviços como: orientação para abertura de empresas para MEIs, ME e EPP; inscrições para cursos de qualificação; orientação para microcrédito do Banco do Povo; divulgação de vagas de emprego, vagas de estágio e para menor aprendiz; orientação na elaboração e cadastramento de currículo no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador); orientações, atualizações e inclusões no Cadastro Único (Cad Único do Governo Federal); e orientações de gestão contábil e fiscal para empreendedores e interessados.

O evento teve como parceiros instituições e programas como: Sebrae-SP; Fateb; Instituto Federal Câmpus de Birigui; ETEC (Escola Técnica Estadual do Centro Paula Souza) Dr. Renato Cordeiro; Banco do Povo Paulista; Senai; Sest Senat; Senac; Aescon; Sindicato dos Contabilistas; Pat (Posto de Atendimento ao Trabalhador); Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui) por meio da UniSinbi; Programa Meu Emprego Inclusivo; Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui); e Ciee (Centro de Integração Empresa Escola).