21/09/2023
Prefeitura de Birigui intensifica ações de prevenção contra acidentes com escorpiões

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, por meio do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), fará entre os dias 25 de setembro a 2 de outubro, semana de combate, prevenção e controle de escorpiões em escolas e creches do município.

Durantes estes dias as equipes também irão intensificar o trabalho de visitas as casas, especialmente nos bairros residencial Aurora, Cohab III, Cidade Jardim, Bosque da Saúde, Jardim Boleli, Vale do Sol, Vila Real, Residencial Modelo e Ginásio Municipal de Esportes, locais de maior incidência de acidente envolvendo o animal peçonhento este ano.

O objetivo da ação é antever o possível aumento do aracnídeo, considerando o período reprodutivo do animal, que teve início em agosto, com pico de outubro a janeiro. Lembrando, que esta será apenas intensificação das ações que são realizadas regularmente em Birigui.

Confira abaixo as escolas que serão visitadas:

25/09 - EM Professora Ruth Pintão Lot, bairro João Crevelaro

26/09 - IPIS, bairro Quemil

27/09 - CEI Maria Devechio Migliori,no bairro Planalto

28/09 - CEI Maria Bruder Camargo, bairro João Crevelaro

02/10 - CEI Enriqueta Terence, bairro Izabel de Almeida Marim

CUIDADOS

Para evitar a entrada dos escorpiões é recomendado usar telas em ralos, pias, tanques e saídas de águas, vedar as frestas nas paredes e colocar protetores debaixo das portas. Deixar as camas e berços afastados das paredes, vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los também são maneiras de evitar acidentes.

Intensificar os cuidados com as áreas externas, deixando livre de entulhos, folhas secas e lixo doméstico, manter o ambiente limpo e livre de entulhos. Baratas servem de alimento e atraem os escorpiões que saem de seus esconderijos em busca de alimento. Outra recomendação é não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos, usar luvas e botas para realizar atividades que representem certo risco, como manusear entulhos e materiais de construção e nas atividades de jardinagem.

Importante ressaltar que sobras de materiais usados em reformas e construções precisam receber destino adequado. Nas áreas rurais, além de todas essas medidas, é essencial preservar os inimigos naturais dos escorpiões, como lagartos, sapos e as aves de hábitos noturnos, como a coruja. Estes são os principais predadores dos escorpiões.

O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. Estes produtos, além de não possuírem eficácia comprovada para o controle do animal em ambiente urbano, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes.