25/09/2023
Prefeituras e empresas se solidarizam e emprestam caminhões-pipa para Birigui

As Prefeituras de Araçatuba, Bilac e Brejo Alegre e três empresas se solidarizaram com a crise hídrica que assolou Birigui e emprestaram caminhões-pipa para ajudar no abastecimento de reservatórios de escolas e fábricas da cidade.

As empresas que colaboraram foram: AR Poços de Birigui; Construtora BRN PAR, com empreendimento imobiliário na cidade; e a GSInima Samar, do Grupo GSInima Brasil, que tem a concessão do poço profundo do Jardim Aeroporto.

O socorro partiu de uma ação conjunta entre os poderes Executivo e Legislativo de Birigui e teve resposta positiva imediata de todos que se solidarizaram.

OS veículos iniciaram operação logo após o almoço. Os caminhões estão sendo abastecidos com água tratada no reservatório do Saeb (Serviço Municipal de Água e Esgoto de Birigui). De lá, saem com destino as escolas e fábricas.

Sete escolas municipais localizadas nos bairros Toselar, Portal da Pérola II e Isabel Marin já tiveram seus reservatórios abastecidos emergencialmente. A medida será mantida ininterrupta até que a crise seja sanada.

Birigui enfrenta falta de abastecimento de água em várias regiões da cidade desde o final de semana. A crise foi deflagrada pelo aumento do consumo devido a forte onda de calor, cuja temperatura na cidade chegou aos 40 graus.

A Secretaria de Meio Ambiente de Birigui orienta a população que, além da instalação de caixas d’água nas residências que ainda não possuem reservação, a usar a água de maneira racional, evitando lavagem de quintais, carros e calçadas, bem como os desperdícios na hora de lavar louças ou tomar banho. A água deve ser priorizada para o consumo humano e os cuidados com a hidratação do corpo.