02/10/2023
Prefeitura estabelece parceria com o Sesi e viabilizará robótica nas escolas em Birigui

O Grupo de Impulsão (GI) composto por várias instituições e criado em Birigui pelo governo municipal está dando bons resultados para a cidade. Nesta sexta feira (29/09), foi assinado um acordo de cooperação entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Sesi (Serviço Social da Indústria), que irá viabilizar aulas de robótica para alunos da rede municipal de ensino.

Participaram da assinatura do acordo de cooperação o prefeito Leandro Maffeis; o secretário municipal de Governo e coordenador do Grupo de Impulsão, Carlos Farias; a secretária de Educação, Beatriz Cristine Stábile Faria; e o diretor regional do Sesi, Ataliba Mendonça Júnior.

O Sesi é uma das instituições integrantes do GI, cujo objetivo é firmar parcerias estratégias, envolvendo o governo municipal, e fortalecer diversas áreas em diferentes segmentos de Birigui.

Na assinatura do acordo de cooperação, o prefeito Leandro Maffeis enfatizou a importância da iniciativa para os alunos da rede municipal e destacou o quanto o projeto será importante para o município.

“Ter uma instituição com o know how do Sesi caminhando junto com a nossa educação só trará benefícios para o aprendizado de nossas crianças, que terão a oportunidade desta iniciação tecnológica que, certamente, começará a nortear o futuro destes profissionais do futuro”, observou Maffeis.

O secretário de Governo, Carlos Farias, destacou a importância da formação do Grupo de Impulsão para promover o apoio integrado das instituições ao desenvolvimento de Birigui. “E esse ato de assinatura do acordo de cooperação com o Sesi já contabiliza mais uma ação que beneficia a cidade, proporcionando ganhos de conhecimento para os nossos alunos”, pontuou.

CONTRATURNO

A secretária de Educação de Birigui, Beatriz Cristine Stábile Faria, explicou que as aulas serão nas escolas municipais Profª. Ruth Pintão Lot, do bairro João Crevelado, e na Profº. Luciano Augusto Canellas, no Jardim Vista Alegre. As duas unidades são de tempo integral e as aulas de robótica serão aplicadas no contraturno escolar.

“O trabalho terá início com as crianças do 3º ano do ensino fundamental e terá continuidade em 2024, quando estarão no 4º ano”, completou a secretária.

De acordo com ela, o Sesi irá fornecer o profissional e o material didático para as aulas. A contrapartida do município no projeto é manter a sala de informática equipada e incentivar a participação dos estudantes.

INVESTIR EM EDUCAÇÃO

O diretor regional do Sesi, Ataliba Mendonça Júnior, afirmou durante a assinatura do acordo de cooperação com o município de Birigui que, investir em melhorar a qualidade do ensino em todos os âmbitos, é uma das principais diretrizes de trabalho do Sesi na atualidade.

Com escolas nos municípios de Penápolis, Birigui, Guararapes, Mirandópolis e Andradina, o Sesi busca trabalhar parcerias com 43 municípios que fazem parte da regional da entidade.

“A entidade vem trabalhando com o estimulo por meio de parcerias, seja no aprimoramento dos profissionais que atuam na educação, ou dando melhores condições de ensino para os estudantes, pois a ideia é fazer com que a educação avance em nosso país”, reforçou Mendonça Júnior.