03/10/2023
Birigui fechou agosto com saldo de 233 empregos com carteira assinada

Birigui fechou o oitavo mês deste ano apresentando saldo positivo na geração de postos formais de emprego, com a criação de 233 vagas com carteira assinada.

Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o saldo é resultado de 1.535 admissões ante 1.302 demissões, no período.

Por setor, o comércio foi o maior gerador de postos de trabalhos formais no mês. Em agosto, foram 447 contratações e 309 demissões no setor, o que gerou saldo positivo de 138 novos empregos.

O mesmo ocorreu com os setores de serviços (65), construção civil (17) e indústria (14), que juntos obtiveram a saldo positivo de 96 novos postos de trabalho.

Apenas o setor da pecuária teve retração, fechando agosto com o saldo negativo (-1), resultado das 21 contratações ante as 20 demissões.

Embora a contratação formal de trabalhadores tenha permanecido positiva no mês de agosto no município de Birigui, o saldo foi menor que o registrado em agosto de 2022, quando o município fechou o mês com a criação de 347 novos postos de trabalho.

“O ano passado foi de reabertura para o mundo corporativo, depois de quase dois anos de pandemia, com muitos setores afetados. Houve uma acomodação do mercado, com a manutenção do saldo de emprego positivo em nossa cidade e a expectativa é que com a diversificação dos negócios o emprego volte a crescer recuperando todos os patamares. Porque Birigui é uma cidade que tem em seu DNA o empreendedorismo”, observou o prefeito Leandro Maffeis sobre os resultados divulgados esta semana.