06/10/2023
Birigui chega ao topo como maior produtor de sorgo no Estado de São Paulo

O município de Birigui se firmou como o maior produtor de sorgo no Estado de São Paulo, com produção anual de 833 mil toneladas do grão em 2022. O incremento com relação ao ano anterior, quando a produção apurada foi de 673 mil toneladas, alcançou quase 24%.

Em termos nominais, a produção agrícola local saltou de R$ 192 milhões em 2021 para um robusto R$ 342,6 milhões em 2022, marcando um crescimento percentual de 78,4%.

Os números são da mais recente publicação da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao ano de 2022.

Mais não é de agora que a cultura vem ganhando cada vez mais espaço no município. Em 2020 Birigui já havia se firmado no confortável terceiro lugar como o maior produtor do Estado, ficando atrás apenas dos municípios de Miguelópolis e Itapetininga.

“Fatores naturais que incidem sobre outras culturas, como o milho, e as condições de solo e climáticas têm incentivado o plantio do sorgo nos últimos anos”, observa o diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Birigui, Fábio Moreno Martins.

Moreno destaca ainda que o grão obteve destaque ante outras culturas, principalmente a do milho, devido à sua resistência as pragas e menor necessidade de água, o que, conforme ele, traz maior rentabilidade aos produtores.

Engenheiro agrônomo, consultor agrícola e produtor em Birigui, Airton Serra, também chama a atenção para a ampla janela de plantio – de fevereiro a abril – que a cultura oferece. “O sorgo tem ciclo que varia de 120 a 150 dias, entre plantio e colheita. A colheita costuma ocorrer entre julho até o final da primeira quinzena de setembro, isso favorece o investimento”, completou.

INVESTIMENTO

Mas não é só a boa vontade do produtor rural que tem feito crescer a área plantada de sorgo em Birigui. Investimentos por parte do setor público municipal também estão contribuindo para o aumento não só desta cultura como de outras atividade que compõe o agronegócio local.

Entre as ações efetivas e políticas públicas voltadas para o campo, está a pavimentação asfáltica de importante corredor do agronegócio, ligando os tradicionais bairros rurais Goulart e Moinho, regiões que concentram boa parte dos produtores de sorgo do município. O investimento é de quase R$ 30 milhões, na cobertura de 13,3 quilômetros de estrada.

O recurso foi conseguido junto ao Governo Estadual, por meio de convênio, sem nenhum tipo de custo para os cofres municiais. "Esse é um importante investimento que vai alavancar ainda mais o agronegócio em Birigui”, estima o prefeito de Birigui, Leandro Maffeis.

Sobre o salto na produção do sorgo e de outras culturas, Maffeis disse receber os dados com muita satisfação, mas salienta que esta é uma conquista de todos os envolvidos nesta cadeia produtiva. “Ver Birigui ganhar destaque no cenário agrícola paulista é muito satisfatório, mas é sempre bom ressaltar que esse crescimento é fruto de trabalho, investimento e dedicação de todos", completa.

OBSERVATÓRIO ECONÔMICO

O levantamento realizado que destacou o crescimento da produção agrícola em Birigui foi produzido pelo setor de inteligência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE) de Birigui, por meio do Observatório de Inteligência Econômica. Projeto estruturado para realizar estudos e pesquisas econômicas, bem como monitorar a evolução dos indicadores econômicos do município, facilitando tomadas de decisão estratégicas.

Para mais informações ou para acessar dados e indicadores específicos da economia local, a SDE atende pelo telefone (18) 3641-6270 ou pelo e-mail: sde@birigui.sp.gov.br.