10/10/2023
Trabalho de Birigui sobre nutrição na assistência social é reconhecido em Fórum Nacional

Uma ação desenvolvida em Birigui, na área de nutrição direcionada a execução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) recebeu reconhecimento nacional no 1º Fórum Nacional de Nutricionistas na Assistência Social, realizado entre os dias 21 e 22 de setembro em Itajaí-SC.

O trabalho de Birigui denominado “Ações Afirmativas de Acesso a Alimentação”, foi um dos trabalhos aprovados que integraram a “1ª Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no SUAS”, realizada durante o evento e foi elaborado por três servidoras da Prefeitura Municipal de Birigui que trabalham na Secretaria Municipal de Assistência Social: Roseli Cristina Rodrigues, assistente social, Ariadne Munarim Molina, nutricionista e Regina Aparecida Biancolin, diretora de departamento.

No fórum nacional, Roseli Cristina Rodrigues apresentou a metodologia construída em 2023 quando o município firmou um termo de adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o trabalho consiste na aquisição de alimentos “in natura” diretamente de aproximadamente 145 agricultores familiares da região noroeste, dos quais 77 são agricultores de assentamentos rurais, promovendo o consumo de produtos locais. São adquiridos, verduras, frutas e leguminosas, que semanalmente são distribuídos para 40 instituições, dos segmentos de saúde, de segurança pública, entidades sociais – OSCs cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social.

Foram também apresentadas as técnicas elaboradas pela equipe técnica da diretoria de segurança alimentar e nutricional do município, para identificar famílias que se encontram em insegurança alimentar, com priorização de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Um trabalho de avaliação considerando renda “per capta”, território em que vivem, composição familiar, faixa etária dos membros da família, encaminhamentos realizados pela rede socioassistencial, violações de direitos e fragilidades familiares, são levados em conta, para a seleção das famílias que receberão os quites de alimentos. Além de toda a logística para a entrega dos alimentos e retirada pelas famílias através dos CRAS.

O prefeito Leandro Maffeis destacou a importância do trabalho realizado pelas servidoras: “Não existe nada mais importante que garantir comida de qualidade para as pessoas de baixa renda, a Secretaria Municipal de Assistência Social, conduzida pela secretária Silvana, sempre teve em suas prioridades o acompanhamento das pessoas em vulnerabilidade alimentar, e o trabalho realizado pelo Banco de Alimentos, promove a melhoria de condições para essas pessoas, garantido alimento de qualidade de forma justa com dignidade a todos”.

A secretaria de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani, ressaltou o trabalho do Banco de Alimentos: “Birigui tem demonstrado para todo o país boas técnicas na área de assistência social, com certeza esse é um caso de referência e demonstra o olhar cuidadoso que temos com as pessoas assistidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.