16/10/2023
Birigui iniciará curso para capacitar pessoas em ‘situação de rua’ como zeladores de praças
 

A Prefeitura de Birigui iniciará, nesta terça-feira (17/10), o primeiro curso de Zeladoria de Praças com o objetivo de capacitar pessoas que vivem em ‘situação de rua’, no município.

A ideia é apresentar uma ocupação profissional que ofereça oportunidade de mudança na situação socioeconômica vivida por eles.

Ao final do curso de Zeladoria de Praças, que será composta por aulas teóricas e práticas, tendo como cenário as principais praças e canteiros verdes de Birigui, todos os participantes receberão uma certificação.

Nas aulas teóricas, especialistas irão abordar com os alunos temas de Direitos humanos e Cidadania, Higiene e Saúde, Educação Ambiental e Sustentabilidade, Prevenção contra Drogas, Empreendedorismo, Preparação para o Emprego e Oportunidades de Geração de Renda.

As aulas teóricas serão realizadas nas dependências do Centro Pop, que fica na rua Roberto Clark, 236, no Centro.

Já as aulas práticas, ministradas por instrutor técnico, serão realizadas em cinco praças de Birigui seguindo programa específico de conservação, manutenção e melhoria estética, jardinagem e paisagismo, poda, adubação, irrigação, plantio, replantio, roçada de gramados, controle de pragas e ervas daninhas, reparos de instalações hidráulicas, elétricas, pisos e manuseio correto de ferramentas e equipamentos.

O secretário de Governo e gestor do programa, Carlos Farias, o gestor do curso e secretário municipal de Governo, Carlos Farias, explicou que a capacitação foi escolhida para ser a primeira do projeto por se tratar de uma atividade bastante versátil, de fácil aprendizado e mão-de-obra de grande necessidade no município.

“Birigui vive um momento de ampla expansão territorial, com a implantação de novos bairros e condomínios e a zeladoria de praças, que inclui noções de jardinagem, poderá ser absorvida nesse movimento de crescimento da cidade”, disse.

“HUMANIZAÇÃO E NOVOS CAMINHOS”

O curso Zeladores de Praças faz parte do programa municipal “Humanização e Novos Caminhos”, cuja proposta é promover ações de capacitação, desenvolvido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social – Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), coordenado pela Secretaria Municipal de Governo com o apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente; Saúde; Desenvolvimento Econômico; Serviços Públicos;  com parceria da ACIB (Associação Comercial de Industrial de Birigui) e empresas do município.

COMPROMISSO

Além parceira para a implementação do programa, a ACIB (Associação Comercial e Industrial de Birigui) também estará colaborando na frente de empregabilidade, direcionamento e contratação dos participantes do curso Zeladores de Praças nas oportunidades de trabalho do município.

A ACIB ainda terá participação importante na articulação com as escolas técnicas para viabilização de vagas em cursos de outras especialidades proporcionando mais preparo profissional e espaços que promovam a reinserção produtiva dessas pessoas.

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000