17/10/2023
Saúde fará ‘Plantão Birigui Rosa’ para atender mulheres nas UBSs da cidade, no sábado

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no sábado (21/10), das 8h às 13h, plantão com serviços voltados para a saúde da mulher. A ação faz parte do ‘Outubro Rosa’, mês dedicado a conscientização e prevenção do câncer de mama e demais doenças que atingem as mulheres.

Os atendimentos serão prestados na Saúde da Mulher (Centro de Especialidades Médicas) e em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), sem necessidade de agendamento. Os pacientes que tem a UBS 7 (São Vicente), que está em reforma, deverão procurar a UBS 2 (Toselar).

De acordo com a Secretaria de Saúde, durante o plantão serão colhidos exames preventivos ao câncer de colo de útero (papanicolau), realizados testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e agendamento de mamografia.

Serão feitos também atendimentos odontológicos, verificação de pressão arterial, diabetes e vacinação. Palestras irão abordar o tema ‘violência contra a mulher’.

As salas de vacinas também estarão abertas para atualização da carteira vacinal de adultos e crianças.

“Faremos esse atendimento de maneira simultânea, com cobertura de todas as regiões da cidade, para dar oportunidade de atendimento para aquelas mulheres que por algum motivo enfrentam dificuldade para procurar as UBSs ao longo da semana”, ressalta o coordenador da Atenção Básica, Fernando Gonçalves Silva.

Para agilizar o atendimento, o coordenador da Atenção Básica pede para que as mulheres apresentem o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) junto com o documento de identificação para agilizar o atendimento.