18/10/2023
Alunos do curso de zeladoria terão aulas em três praças públicas de Birigui

Os 13 alunos do curso de zeladoria de praças, que começou na última terça-feira (17/10), em Birigui, terão aulas práticas em três importantes praças públicas da cidade.

O grupo é composto por pessoas que vivem em ‘situação de rua’ no município há mais de um ano, que estão em processo de profissionalização, em busca de novas oportunidades sociais e econômicas. Eles são atendidos no Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua).

As aulas práticas tiveram início na praça Governador Pedro de Toledo, localizada em avenida de mesmo nome, na região central da cidade. O próximo ponto a ser trabalhado por eles será a praça Doutor Gama. Na sequência, irão para a praça Nossa Senhora de Fátima, que fica na rua Padre Geraldo Goseling, em frente a igreja católica.

Na ação prática coordenada pelo jardineiro e paisagista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Deodoro Pereira dos Santos Neto, ou simplesmente Deo, os alunos vão aprender noções de poda, plantio de algumas espécies de plantas, organização do jardim e combate às pragas.

“Nosso objetivo é que todos saiam dessa formação com conhecimento suficiente para realizar cuidados e o embelezamento de pequenos jardins, podendo inclusive realizar trabalhos como zeladores de pequenas propriedades como ranchos e chácaras”, explica o instrutor Deo.

O curso terá duração de 10 dias, cujo término está previsto para o dia 27 de outubro. Todos os alunos que concluírem a formação receberão certificado e serão amparados para procurar uma oportunidade no mercado de trabalho.

“Todos os dias eles são recebidos com um café da manhã. Fazemos um momento de reflexão, depois é dada a breve aula teoria. Depois seguem para as praças para o momento prático. Ao final, retornam para o almoço, podem higienizar o uniforme para deixar tudo preparado para recomeçar no outro dia”, conta a coordenadora técnica do Centro Pop, Ana Lúcia Vizioli Hashimoto.

PROGRAMA

O curso Zeladores de Praças faz parte do programa municipal “Humanização e Novos Caminhos”, cuja proposta é promover ações de capacitação, desenvolvido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social – Centro POP, coordenado pela Secretaria Municipal de Governo com o apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente; Saúde; Desenvolvimento Econômico; Serviços Públicos; com parceria da ACIB (Associação Comercial de Industrial de Birigui) e empresas do município.

O encaminhamento para o mercado de trabalho será coordenado pela Acib. “Esse é um programa que acreditamos muito por isso aderimos e estamos trabalhando com amor, confiando no bom resultado”, disse Danilo Vendrami, presidente da Acib.