20/10/2023
Alunos do curso de zeladoria de praças concluem revitalização na Governador Pedro de Toledo
 

A sexta-feira (20/10) foi de entrega para os alunos do curso de zeladoria de praças, que está sendo realizado em Birigui para capacitar um grupo de pessoas que vivem em “situação de rua” no município. Eles concluíram a revitalização da praça Governador Pedro de Toledo, na região central da cidade e, na próxima semana, começam as aulas práticas na praça Nossa Senhora de Fátima, em frente ao santuário, no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Participaram do encerramento da etapa realizada na praça Governador Pedro de Toledo, o prefeito Leandro Maffeis; a Secretária Municipal de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani; o secretário Municipal de Governo e gestor do projeto, Carlos Farias; e a gestora da Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), Josi Mendes.

Enquanto davam os últimos retoques nos canteiros, os alunos fizeram questão de mostrar para os gestores e parceiros do projeto o trabalho executado no local. Ao longo da semana, durante as aulas práticas, os futuros zeladores de praças aprenderam as regras básicas da poda de plantas, ajudando a ampliar a luminosidade do local, como efetuar a limpeza e revitalização de canteiros com plantas e o plantio de novas mudas, diversificando o paisagismo.

Além do visual limpo e ordenado, a praça ainda ganhou lixeiras novas. “Depois de uma semana de aprendizado, não foi só o visual da praça que mudou, mas a nossa autoestima também. É essa mudança que também queremos para nossas vidas e é por ela que eu me sinto encorajado para lutar”, revelou um dos alunos.

“A gente sabe que esse é o primeiro passo que estamos dando como sociedade para ajudar estas pessoas, mas focamos neste projeto porque junto com eles acreditamos que essa mudança de vida é possível”, disse o prefeito Maffeis.

“Mais importante que fazer assistencialismo e darmos condições para que cada indivíduo possa seguir de maneira autônoma suas próprias vidas de maneira digna”, completou a secretária de Assistência Social, Silvana.

SATISFATÓRIO

Para o gestor do programa “Humanização e Novos Caminhos”, do qual a capacitação faz parte, o término dessa primeira semana de aprendizado foi muito satisfatório. “Estamos demonstrando compromisso e força de vontade. Apesar de o grupo ter sido selecionado e preparado para este momento, a vontade é deles de estarem no projeto. Isso é muito importante”, observou o secretário de Governo, Carlos Farias.

“Foi muito gratificante ver a forma que trabalharam durante toda essa semana e o quanto demonstraram disposição e vontade de aprender. Acreditamos que esse seja o primeiro passo para um novo caminho”, disse a gestora da Acib, Josi Mendes.

PROGRAMA

O curso Zeladores de Praças faz parte do programa municipal “Humanização e Novos Caminhos”, cuja proposta é promover ações de capacitação, desenvolvido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Assistência Social – Centro POP, coordenado pela Secretaria Municipal de Governo com o apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente; Saúde; Desenvolvimento Econômico; Serviços Públicos; com parceria da ACIB (Associação Comercial de Industrial de Birigui) e empresas do município.

O término do curso de zeladoria de praças será no dia 27 de outubro. Todos os alunos que concluírem a formação receberão certificado e serão amparados para procurar uma oportunidade no mercado de trabalho. O encaminhamento para o mercado de trabalho será coordenado pela Acib.

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000