24/10/2023
Birigui recebe 1º Fórum de Prevenção e Combate à Violência Contra a Mulher
 

Birigui é o primeiro município do interior paulista a receber o “Fórum Itinerante de Prevenção e Combate à Violência Contra a Mulher”, promovido pela Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher de São Paulo. Evento só havia sido feito em São Paulo.

O Fórum foi aberto nesta terça-feira (24/10), no salão da igreja Comunidade Evangélica, no bairro Jardim Clayton, pela secretária de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes. Ela abordou a importância do combate às diferentes formas de violência contra a mulher e a necessidade da implementação de políticas públicas, que possam tirar as vítimas da condição de submissão diante de seus agressores.

“Nosso objetivo é apresentar como a Secretaria de Políticas para a Mulher, junto com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, está trabalhando para que possamos atuar na prevenção e no combate da violência contra a mulher”, explicou a secretária.

Sonaira disse ainda que durante os dois dias do evento, além da rodada de palestras com especialistas em diferentes áreas, também estará enfatizando todas as vertentes do Protocolo “Não se Cale”, para ser empregado em bares, restaurantes e casas noturnas, no combate e o acolhimento da mulher que é vítima de violência dentro do segmento econômico.

Os estabelecimentos comerciais do setor de alimentação e entretenimento de Birigui irão integrar a terceira turma de capacitação do Protocolo.

“O Governo do Estado entregou para o segmento uma plataforma com três módulos de capacitação, para que os funcionários dos estabelecimentos sejam capacitados, para que eles saibam como agir, o que fazer nos casos de importunação da mulher dentro destes estabelecimentos”, disse Sonaira.

A secretária listou ainda que desde que a Secretaria de Políticas para Mulheres foi criada pelo governador Tarcísio de Freitas, já foi lançada a Cartilha de Combate à Violência Doméstica e Familiar. Foi firmada parceria do Estado, da Secretaria e da Justiça, no uso da tornozeleira eletrônica, nos casos em que as mulheres já têm medida protetiva.

“Nós estamos desenhando, ouvindo os municípios para que possamos entender qual é a realidade de cada um, qual é a necessidade de cada um, para que possamos fazer o alinhamento com o governador para que essa política também possa ser implementada nas pontas, nos municípios, para que a gente consiga construir uma rede realmente forte e preocupada com a causa da mulher”, concluiu a secretária.

CONTINUA

Nesta quarta-feira (25/10), as atividades continuam, com a “Caravana Não se Cale”, a partir das 14h.

RESPONSABILIDADE

Para o prefeito de Birigui, Leandro Maffeis, e a secretária municipal de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani, receber o 1º “Fórum Itinerante de Prevenção e Combate à Violência Contra a Mulher” traz ainda mais responsabilidade para o município.

“Temos um olhar diferenciado para a causa da mulher, não só no que diz respeito a violência, mas também na necessidade de capacitação e fortalecimento delas economicamente. A realização desse encontro em Birigui, nos mostra que estamos buscando apoio nas fontes certas”, acredita Maffeis.

A secretária de Assistência Social adiantou que o município está cumprindo todas as etapas para a implantação, junto com a GCM (Guarda Civil Municipal), a Patrulha Maria da Penha, de proteção à mulheres vítimas de violência.

“Em parceria com o Instituto Federal também estamos realizando trabalho de fortalecimento e capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Temos ainda outras ações que envolvem todos os nossos equipamentos sociais de atendimento e acolhimento. Nossa meta é ampliarmos ainda mais essa rede de apoio às mulheres biriguienses”, concluiu Silvana.

Página Anterior


Prefeitura de Birigui
Centro Administrativo Leonardo Sabioni
Rua Anhanguera, 1155 - Jardim Morumbi
CEP: 16200-067  - CNPJ - 46.151.718/0001-80

(18) 3643-6000