25/10/2023
Prefeitura de Birigui ganha monumento em comemoração aos 65 anos do Polo Calçadista

Foi inaugurado, na manhã desta quarta-feira (25/10), em frente ao prédio do Centro administrativo da Prefeitura de Birigui, um monumento em formato de tênis infantil, em comemoração aos 65 anos do Polo Calçadista e em alusão ao Dia do Sapateiro, celebrado na mesma data.

A peça em tamanho grande é construída em fibra e foi instalada em frente ao Centro administrativo pelo Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui). Participaram da inauguração o prefeito de Birigui, Leandro Maffeis; secretários municipais; o presidente do sindicato patronal, Renato Ramires; e demais membros da diretoria do Sinbi; o empresário Samir Nakad, representante do Ciesp Alta Noroeste/ Fiesp; o diretor da Etec Dr. Renato Cordeiro, Alexandre Violin. Também estiveram presentes representantes do Sesi e do setor industrial do município.

“Temos na indústria calçadista a nossa principal força econômica, que junto com os demais setores, tem feito de nossa Birigui uma cidade diferenciada na oferta de emprego e em qualidade de vida. Essa força precisa ser ilustrada em forma de monumentos em nossas praças e diante de prédios públicos”, observou Maffeis. Ele lembrou ainda da Indicação de Procedência, conquistado por Birigui, que irá diferenciar a produção do calçado infantil da cidade onde quer que os produtos cheguem.

“Quem vive dentro deste cenário sabe o amor que todo o empresário tem, não só por sua indústria, mas por todo o polo produtivo. É uma missão a nossa de produzir o calçado que vai proteger os pés de uma criança desde seus primeiros momentos de vida e a partir dos primeiros passos”, disse com orgulho o presidente do Sinbi, Ramires.

RECONHECIMENTO

O Polo calçadista de Birigui foi o primeiro a receber o selo IG (Indicação Geográfica) para calçados infantis, na espécie Indicação de Procedência (IP), este ano no país.

O reconhecimento pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) foi a culminância de um trabalho que começou com um estudo histórico da cidade, no qual foi constatada a tradição das fábricas de calçado infantis, suas inovações, geração de emprego, desenvolvimento da economia local e do próprio território, sendo assim um potencial produto para obtenção do selo de IG.

Já a Indicação de Procedência valoriza e reconhece a procedência dos produtos e as características que os tornaram únicos.

A notícia da obtenção do selo pelo polo foi publicada no dia 21 de março, na Revista da Propriedade Industrial. Com isso, Birigui se tornou a 101ª cidade brasileira a ter o IG registrado no INPI.

No total, há 110 registros de Indicação Geográfica no Instituto, sendo 33 Denominações de Origem (24 nacionais e 9 estrangeiras) e 77 Indicações de Procedência (todas nacionais).