30/10/2023
Birigui forma oito pessoas em situação de rua como zeladores de praças

A emoção e a esperança de uma nova oportunidade de vida tomaram conta da cerimônia de formatura do curso de zeladoria de praças, que capacitou oito pessoas que vivem em situação de rua, em Birigui.

A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Administrativo de Birigui, na tarde desta sexta (27/10). O curso de 10 dias, com carga horária de 40 horas, foi encerrado com uma visita do grupo de alunos ao Viveiro Municipal.

Os alunos tiveram formação teórica e prática. Eles realizaram intervenções nas praças Governador Pedro de Toledo, Nossa Senhora de Fátima e Dr. Gama. Aprenderam técnicas de poda, plantio e cuidado de algumas espécies de plantas ornamentais e o combate às pragas que atingem os jardins.

Os formandos que integraram a primeira turma do curso de zeladoria de praças do programa “Humanização e Novos Caminhos” são atendidos diariamente pelo Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) “João Dias de Almeida”, da Secretaria Municipal de Assistência Social e, vivem em Birigui há mais de um ano.

“Foram duas semanas de muita expectativa, de muita esperança para uma vida melhor. Porque com o certificado do curso, com o apoio da Prefeitura e da Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui), eles já estão pensando no trabalho. Pensando no trabalho, eles conseguem se imaginar pagando um aluguel”, exemplificou a coordenadora técnica do Centro POP, Ana Lúcia Vizioli Hashimoto.

Ao longo do evento, por iniciativa do prefeito Leandro Maffeis, os alunos tiveram a oportunidade de falarem sobre suas vidas antes de ingressarem em situação de rua. Eles relembraram de suas famílias, do trabalho que tinham e o quanto o vício em álcool e drogas os prejudicou foi prejudicial no convívio social.

“Esse é apenas um dos muitos passos que vocês terão de dar em direção a uma outra condição de vida. Mas estamos aqui para implementar políticas públicas e traçar projetos para encorajar todos vocês”, disse o prefeito Maffeis.

A iniciativa também foi vista positivamente pelo presidente da Câmara Municipal de Birigui, José Luis Buchalla. “Em algum momento da vida de vocês, outros caminhos se apresentaram e acabaram não levando aos lugares desejados. Mas estamos aqui para unirmos forças para ajudar vocês, para que escrevam uma nova história”, se comprometeu.

PROGRAMA

O Curso de Zeladoria de Praças é a primeira iniciativa prática do programa municipal “Humanização e Novos Caminhos”, desenvolvido pela Prefeitura de Birigui através da Secretaria Municipal de Assistência Social – Centro POP, coordenado pela Secretaria Municipal de Governo com o apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente; Saúde; Segurança Pública; Desenvolvimento Econômico; Serviços Públicos; com parceria da ACIB (Associação Comercial de Industrial de Birigui) e das empresas: BRN Par; Birimax; Klin; Noroeste Logística; Imobiliária Lago Azul; Muffato; Meias Dallf; Metalpama; QAP Birigui; Mundial Editora; Eureka Editora; Plugt e o empresário Samir Nakad, integrante do GI (Grupo de Impulsão), que tem apoiado a Prefeitura de Birigui na implementação de ações em prol da sociedade local.

“Quando levamos o programa e a primeira ação delineada ao prefeito ele viu com ousadia esta iniciativa social, mas se prontificou de forma imediata em colaborar para que pudéssemos chegar até este momento. Tudo que está acontecendo aqui hoje é fruto de muita união, cooperação e vontade de realizar de todos”, contou o secretário municipal de Governo e gestor do programa, Carlos Farias.

“A humanização no atendimento social em Birigui e o compromisso de estarmos sempre próximos dos menos favorecidos social e economicamente sempre foi a nossa vontade e compromisso de trabalho. Nós aplicamos esse sentimento em todos os serviços da Assistência Social que estamos envolvidos”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani.

“A Acib como instituição representante de classe também não poderia se furtar de estar em um projeto de tamanha abrangência como este”, completou o presidente da entidade, Danilo Vendrame.

SEQUÊNCIA

Após a conclusão do curso de zeladoria, os oito formandos continuarão sendo assistidos pelos gestores do programa. Serão amparados para organizar documentação pessoal, encorajados para buscarem tratamento contra seus vícios e encaminhados para o mercado de trabalho.

“Eles deram um grande passo para saírem da invisibilidade e nós vamos dar o suporte necessário, fazendo as pontes necessárias para esta mudança de rumo e de vida”, afirmou Joseane Mendes, gestora da Acib.