01/11/2023
Campanha de Multivacinação é prorrogada até 20 de novembro em Birigui

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, atendendo a determinação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, prorrogou até o dia 20 de novembro as ações da Campanha Nacional de Multivacinação, para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

A campanha está sendo realizadas nas 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. As vacinas são aplicadas se segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, sem necessidade de agendamento prévio.

Estão sendo ofertadas doses das vacinas contra: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B); Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; e Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba).

Fazem parte ainda: a Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela; e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Para o público adolescente também serão ofertadas doses das vacinas HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B; dTpa; e Meningocócica ACWY.

Também estão sendo atualizadas as doses da vacina contra a covid-19, cuja a imunização ocorre de maneira ininterrupta, para todas as idades, no município.

A estratégia da Campanha Nacional de Multivacinação é atualizar a caderneta das crianças e adolescentes de 0 a 14 anos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto. Portanto, é importante que ao procurar a UBS, que seja apresentada a carteira de vacinação para que sejam conferidas as doses faltantes, com a finalidade de atualização.

A Campanha Nacional de Multivacinação tem o objetivo de oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal do público-alvo, elevar as coberturas vacinais e contribuir para a prevenção, controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis.