07/11/2023
Prefeitura recebe máquina do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

A Prefeitura de Birigui recebeu, no início desta semana, uma máquina retroescavadeira adquirida, por meio de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O investimento foi de R$ 453 mil, com contrapartida de R$ 58.003,70 do município.

O equipamento estará integrado a frota do Programa Patrulha Agrícola, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e será usado na execução de serviços de recuperação e manutenção das estradas rurais, sem pavimentação.

A emenda parlamentar foi do deputado federal Fausto Pinato com indicação do vereador Valdemir Frederico, conhecido popularmente como Vadão da Farmácia.

Birigui tem cerca de 450 quilômetros de estradas rurais, cuja manutenção é fundamental para escoar toda a produção rural. Atualmente, o município é o maior produtor de grãos do Estado de São Paulo, segundo Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao ano de 2022.

“Temos ainda a cana-de-açúcar, o milho e vários outros cereais que, em tempo de chuva frequente, principalmente, acabam enfrentando dificuldade no trajeto para sair do campo e chegar até os locais de armazenamento. Por isso, um equipamento desse porte é tão importante para nosso município”, explicou o prefeito Leandro Maffeis.

Conforme o diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Birigui, Fábio Moreno Martins, Birigui conta com cerca de mil propriedades rurais, sendo a maioria delas de pequeno porte, voltadas à agricultura familiar. “Esta máquina vem complementar a frota do Programa Patrulha Agrícola, melhorando ainda mais as possibilidades de apoio que o município dá para as famílias que tiram do campo a base de sua economia”, disse.

O PROGRAMA

Por meio do Programa Patrulha Agrícola, pequenos e médios produtores rurais podem fazer uso de equipamentos como trator, terraceador, distribuidor de calcário, roçadeira, grades, subsolador e perfurados de solo, mesmo não sendo dono da propriedade.

Para acessar os maquinários por meio do Programa, basta realizar um cadastro no Departamento Municipal de Produção Agropecuária, fornecendo dados simples como RG, CPF, endereço, e justificar o uso dos equipamentos na área rural.

Após a emissão de guia para liberação de uso, é recolhida uma taxa, que varia conforme o implemento agrícola solicitado, tendo como base para cálculo de cobrança a Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), hoje avaliada em R$ 34,26, a unidade.

É ainda de responsabilidade do produtor rural requerente o abastecimento do maquinário, com óleo diesel. Tendo ainda de oferecer a alimentação ao motorista da que o programa disponibiliza para a execução do serviço.

A liberação do maquinário depende de agenda. No entanto, com a chegada das novas máquinas a expectativa é aumentar cada vez mais a rotatividades destes equipamentos.