08/11/2023
Estados Unidos já é o principal destino da produção industrial de Birigui

Os EUA (Estados Unidos da América) se tornou o maior comprador dos produtos industrializados de Birigui. Dados recentes do Observatório Econômico, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, apontam que os negócios fechados com o país da América do Norte já representam 23,9% das vendas externas das indústrias do município.

O balanço anual indica que as vendas para os EUA totalizaram US$ 8,88 milhões, um crescimento de 2.059,0% em 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Esta ascensão nas exportações é liderada principalmente pela performance destacada dos transformadores elétricos, cujas vendas dispararam 152,6%, atingindo US$ 15,4 milhões.

A evolução conferiu ao setor uma participação robusta de 41% na pauta exportadora de Birigui no acumulado do ano, com um incremento nominal de US$ 9,3 milhões.

Para o prefeito de Birigui, Leandro Maffeis, esta conquista de mercado com a maior economia do mundo corrobora a competitividade e da qualidade dos produtos biriguienses.

“Birigui é a cidade mais industrializada da região e, há tempos, vem investindo no aprimoramento da qualidade de sua produção. Esse resultado é apenas fruto de muito trabalho e o reflexo da dedicação e a competência dos nossos empresários, trabalhadores e de todos que compõem o ecossistema industrial do município”, exalta Maffeis.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani, também acredita que a expressiva ascensão nas exportações para o mercado americano só reafirma a vocação do setor industrial do município.

“Este crescimento não só eleva a posição de Birigui no cenário internacional, mas também impulsiona nossa economia local, gerando mais empregos e renda para nossa comunidade. Estamos em um caminho promissor e, com a continuidade de investimentos em tecnologia e capacitação, o futuro é ainda mais auspicioso", aponta Albani.

OUTROS MERCADOS

Além da conquista no mercado americano, Birigui se destaca no cenário de exportações para outros países. Equador e Argentina aparecem como segundo e terceiro maiores mercados, com vendas de US$ 3,1 milhões (8,43%) e US$ 3 milhões (8,20%), respectivamente.

Ao longo deste ano, as empresas de Birigui exportaram para 61 países, um feito que evidencia a versatilidade e a competitividade da indústria local.

Os dados citados no levantamento do Observatório Econômico, que reiteram o bom momento vivenciado pela indústria biriguiense, sinalizando perspectivas otimistas para o futuro, são oficiais, provenientes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)

OBSERVATÓRIO ECONÔMICO

O projeto Observatório de Inteligência Econômica é uma estrutura responsável por realizar estudos e pesquisas econômicas e acompanhar a evolução dos indicadores econômicos da cidade. Dúvidas e demandas de dados e indicadores econômicos do município podem ser obtidas na SDE através do telefone (18) 3641-6270 ou no e-mail: sde@birigui.sp.gov.br.