09/11/2023
Festa das Nações de Birigui terá culinária de 8 países e atrações artísticas nos dois dias

A Festa das Nações de Birigui que será realizada nesta sexta (10/11) e sábado (11/11), a partir das 18h, no Centro de Convenções e Eventos “Anderson Pontes”, terá culinária de oito países diferentes. A entrada é gratuita, mas está sendo pedida a colaboração dos visitantes para que doem um quilo de alimento não perecível, menos sal, para o Fundo Social de Solidariedade do município.

O evento, que após uma janela de três sem ser realizado por conta da pandemia de covid-19, é organizado pela Secultur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e terá a renda revertida para entidades assistenciais do município.

Além da gastronomia diversificada, também estão previstas apresentações culturais, mini pista de kart em parceria com o Speed Park, e parque de diversões inflável, para as crianças.

“Esta é uma festa muito aguardada por nossa população, então tomamos o cuidado de preparar atrações para toda a família”, explicou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mário Bonfim.

“Temos 12 instituições diferentes participando, cada uma delas trará um ou mais prato diferente, para que os visitantes da Festa das Nações possam viajar, por meio da gastronomia, por diferentes nações”, completou o secretário-adjunto da Secultur, Giuliano Freitas.

Estarão no palco principal do evento, na sexta-feira (10/11), os cantores e músicos Leandro Souza (19h às 20h45) e Lucas Timottio (21h às 22h45). No sábado (11/11), será a vez do cantor e músico Paulinho Farias (21h às 22h45).

Confira abaixo o cardápio da Festa das Nações 2023 de Birigui:

Fundo Social de Solidariedade – Estados Unidos: cachorro-quente; crepe; algodão doce; pipoca; batata frita e batata frita com cheddar.

Ave Cristo – Itália: panetone de frutas; chocotone; e amendoim variados.

Fateb – Itália: espaguete.

Grupo Girassóis – Grécia: churrasco grego; iogurte grego.

Santa Casa de Birigui – Alemanha: lanche de pernil.

Núcleo Espírita Liberdade – Brasil: churrasco (espetinho carne, queijo e frango).

Grupa (Grupo Unidos Pelos Animais) – Brasil: milho cozido; bolo de milho; quenga de milho.

Empreendedor Mirim (Polícia Mirim) – Brasil: frango frito; batata frita.

Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Birigui – Japonesa/Asiática: pastel (carne; pizza e queijo).

Instituição Anjo Animal - Japonesa/Asiática: yakissoba.

Rotary Club de Birigui XIX de Abril – Portugal: lanche com linguiça portuguesa; bolinho de bacalhau; pastel de Belém.

Rotaract Club de Birigui – Espanha: paella caipira; batatas bravas; mini churros.